Empresas

Atena Equity Partners entra no Hospital da Lapa, no Porto

Hospital da Lapa, no Porto
Hospital da Lapa, no Porto

A Atena Equity Partners e a 3T Portugal assumiram a exploração do Hospital da Lapa, no Porto, o terceiro investimento na área hospitalar da parceria entre as duas empresas. O valor do investimento não foi revelado

A Atena Equity Partners, a 3T Portugal e HLine decidiram investir no Hospital da Lapa, no Porto. “A joint venture criada pela Atena Equity Partners e 3T Portugal dedicada ao investimento na saúde, em associação com a HLine, assumiram a gestão e exploração do Hospital da Lapa, no quadro do acordo de parceria celebrado com a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa (VINSL)”, diz a sociedade de capital de risco em comunicado divulgado esta terça-feira.

Esta joint-venture assume a gestão da unidade de saúde, onde quer fazer uma “aposta diferenciada que se foca na modernização tecnológica e na potenciação da prestação de cuidados de saúde personalizados e de proximidade”.

O valor do investimento nesta unidade com 8 mil metros quadrados, 70 camas de internamento e ambulatório, fundada em 1904, não foi divulgado,

O Hospital da Lapa tem um bloco cirúrgico com quatro salas, e uma sala de pequenas cirurgias para apoiar a consulta externa e o ambulatório, uma unidade materno-infantil, um centro de consultas aberto diariamente e um espaço reservado à área de diagnóstico.

Abrir novas áreas de atividade

O Hospital da Lapa representa o terceiro investimento na área hospitalar da parceria entre a Atena Equity Partners e a 3T Portugal, depois da aquisição do Hospital Particular de Almada e do Hospital Soread, em Torres Vedras.

Este investimento no Porto conta com a parceria da HLine, com experiência nos sectores público e privado da saúde, em especial na área do diagnóstico médico, e prevê a participação de um representante da VINLS na direção do hospital.

O projeto é liderado por uma equipa executiva sénior de gestores e empreendedores na área da saúde privada, nomeadamente por Eduardo Moniz (sócio na 3T Portugal e ex-CEO da British Hospital, IMI e CMR Sul), por Luís Campanha (ex-administrador da Affidea) e por Pedro de Albuquerque Mateus (ex-Luz Saúde, ex-CEO dos hospitais privados da Lusíadas Saúde e administrador da Malo Clinic).

De acordo com o comunicado, o projeto “vai beneficiar das competências técnicas, operacionais e financeiras dos parceiros envolvidos, prevendo-se o crescimento nas áreas clínicas centrais da unidade, como a cirurgia e a maternidade”, assim como o desenvolvidas novas áreas de atividade. A área de diagnóstico será renovada.

A Atena Equity Partners tem investimentos em áreas diversas, da saúde à educação, conhecimento, tecnologia e indústria, e em empresas como a Matcerâmica, Plastrofa, Science4You, Malo Clinic, Quinta & Santos Score, Sidefarma e Prado Cartolinas da Lousã.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate