Empresas

Lucro dos CTT no primeiro semestre dispara 79%

Lucro dos CTT no primeiro semestre dispara 79%
José Fernandes

A empresa de correios lucrou 26 milhões de euros entre janeiro e junho, um aumento de 79% em termos homólogos, beneficiando do crescimento de receitas nos serviços financeiros, no Banco CTT e nas encomendas

Lucro dos CTT no primeiro semestre dispara 79%

Miguel Prado

Editor de Economia

Os CTT obtiveram na primeira metade deste ano um lucro de 26 milhões de euros, mais 79% do que o resultado alcançado em igual período de 2022, informou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

As receitas dos CTT até junho ascenderam a 480,4 milhões de euros, crescendo 7,6% em termos homólogos, enquanto os gastos operacionais avançaram apenas 1,1%, para 400,3 milhões de euros.

Isso permitiu à empresa de correios melhorar o seu EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), que cresceu 58,7%, para 80,1 milhões de euros.

De acordo com o comunicado de resultados, as receitas do primeiro semestre cresceram à boleia dos serviços financeiros, cuja faturação disparou 91,4% e contribuiu com mais 22,1 milhões de euros face ao ano passado. Mas também a área de Expresso e Encomendas apresentou um crescimento de 15,2%, acompanhada pelo Banco CTT, cujas receitas subiram 20,5% face ao primeiro semestre do ano passado.

Todavia, a área tradicional do negócio dos CTT, de distribuição de correio, sofreu uma quebra de 7,7% nas receitas do primeiro semestre, para os 222,9 milhões de euros. Essa descida está influenciada por fatores não recorrentes que impulsionaram as receitas em 2022.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate