Lucro da Volkswagen cai 20% no primeiro semestre
O grupo Volkswagen lucrou 8,5 mil milhões de euros até junho, menos 20% que no ano passado. Foram entregues 4,4 milhões de veículos, dos quais 2,4 milhões de marca própria
O grupo Volkswagen lucrou 8,5 mil milhões de euros até junho, menos 20% que no ano passado. Foram entregues 4,4 milhões de veículos, dos quais 2,4 milhões de marca própria
Jornalista
O fabricante automóvel Volkswagen revelou, esta quinta-feira, que registou um lucro de 8,5 mil milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, menos 20% do que o contabilizado em igual período de 2022 (10,6 mil milhões).
Segundo comunicado divulgado pela empresa, as receitas do grupo Volkswagen atingiram os 156,2 mil milhões de euros, mais 18,2% que no primeiro semestre do ano passado.
O resultado operacional, por sua vez, caiu mais de 11%, para 11,8 mil milhões de euros, situando-se a margem operacional em 7,3%.
Ao longo do primeiro semestre foram entregues 4,4 milhões de veículos em todo o mundo das marcas do grupo e foram produzidos 4,6 milhões.
Do total de carros entregues, 2,4 milhões pertencem à marca própria (comerciais e não comerciais), 907 mil à Audi, 432 mil à Skoda e 261 mil à Seat. Entre as marcas de luxo o grupo entregou 167 mil carros Porsche, 7 mil Bentley e 5,3 mil Lamborghini.
A Europa é o principal destino dos veículos do grupo, tendo vendido quase 2 milhões de veículos no continente.
Em comunicado, a empresa refere ainda que continua a acelerar a sua estratégia de eletrificação, com os veículos elétricos a representarem já 7,4% do total de entregas entre janeiro e junho (5,6% no período homólogo).
Para o total do ano, o grupo automóvel espera que as vendas cresçam entre 10% e 15% e prevê um resultado operacional de cerca de 4 mil milhões de euros.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt