A fabricante japonesa de automóveis Toyota quer investir na produção de baterias para veículos elétricos na Europa a partir de 2026 e uma das possíveis localizações é Espanha, noticia o “Cinco Días”.
“Quando o nosso volume de vendas aqui atingir as 200 mil ou 300 mil unidades. Esse é o nível a partir do qual faz sentido localizar a produção [de baterias na Europa]", disse ao jornal espanhol Matt Harrison, presidente executivo da Toyota Europa, acrescentando que espera ver isso acontecer a partir de 2026.
“Estamos a olhar para onde a cadeia de fornecedores se está a mexer. Dá a impressão de que está mais inclinada para a Europa central, embora pareça que Espanha está claramente em conversas com a Tesla e a Volkswagen para contruir uma fábrica lá", referiu, metendo em cima da mesa a possibilidade de a fábrica ser mesmo em terras espanholas.
Até porque, em Espanha, a fabricante japonesa de automóveis já monta uma das suas carrinhas, na fábrica da Stellantis em Vigo. Contudo, ainda não tem fábrica própria.
E segundo Harrison, a estratégia da marca é “tentar construir onde vendemos”. Ora, a Toyota foi a marca mais vendida em Espanha em 2022 pela primeira vez na sua história e continua a liderar o mercado espanhol em 2023.
Atualmente, a empresa tem apenas projetos de produção de baterias para veículos elétricos em andamento nos Estados Unidos e no Japão. Entre os dois países, a empresa japonesa vai investir cerca de 5600 milhões de dólares (cerca de 5124 milhões de euros ao câmbio atual) para montar baterias.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt