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Regulador polaco multa Jerónimo Martins em quase 36 milhões de euros por infringir "os interesses dos consumidores"

Pedro Soares dos Santos, Presidente da Jerónimo Martins
Pedro Soares dos Santos, Presidente da Jerónimo Martins
Tiago Miranda

Entidade reguladora considera que a Jerónimo Martins "induziu os consumidores em erro", tendo em conta "as condições, benefícios e a disponibilidade" de regras e regulamentos de uma campanha que apelidou de anti-inflação

O regulador polaco de defesa do consumidor multou a Jerónimo Martins na Polónia, em quase 36 milhões de euros (160 milhões de zlotis), por "induzir em erro os consumidores", de acordo com um comunicado da entidade.

A entidade reguladora UOKiK disse que a companhia, que detém uma rede alargada de lojas no país, "induziu os consumidores em erro", tendo em conta "as condições, benefícios e a disponibilidade" de regras e regulamentos de uma campanha que apelidou de anti-inflação ('Tarcza Biedronki antyinflacyjna' no original).

Segundo o regulador, a campanha da Jerónimo Martins, que ocorreu entre abril e junho de 2022, com o 'slogan' "se encontrar um produto na nossa lista de 150 produtos comprados com mais frequência a um preço inferior em outra loja, devolvemos a diferença" tinha "regras complicadas, benefícios desproporcionais e uma disponibilidade limitada".

O UOKiK considerou que a Jerónimo Martins Polska estava a infringir "os interesses coletivos dos consumidores".

No total, a empresa, que detém na Polónia a cadeia de supermercados Biedronka, aplicou assim uma multa de mais de 160 milhões de zlotis à empresa, destacou, recordando que esta não é a primeira vez que a empresa é sancionada na Polónia.

A decisão não é final, referiu o regulador polaco no seu 'site', e pode ser alvo de recurso.

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