Sega compra dona do Angry Birds por 706 milhões de euros

A japonesa Sega acordou comprar a finlandesa Rovio, dona do famoso jogo eletrónico Angry Birds
A japonesa Sega acordou comprar a finlandesa Rovio, dona do famoso jogo eletrónico Angry Birds
A japonesa Sega, fabricante de videojogos como Sonic The Hedgehog, acordou comprar a finlandesa Rovio, dona do conhecido jogo Angry Birds, numa oferta avaliada em 706 milhões de euros, comunicaram as duas empresas ao mercado esta segunda-feira.
A Sega irá oferecer aos acionistas da Rovio uma contrapartida de 9,25 euros por ação, de acordo com o comunicado conjunto desta segunda-feira. Representa um prémio de 19% face à cotação da Rovio na passada sexta-feira.
No mesmo documento as empresas indicam que a oferta já tem assegurada a aceitação de acionistas da Rovio com participações de 49,1% na empresa finlandesa.
O presidente da Sega, Haruki Satomi, realçou que “no mercado global de jogos, em crescimento acelerado, o mercado de jogos em suportes móveis tem um potencial especialmente elevado, e tem sido um objetivo de longo prazo da Sega acelerar a sua expansão nesta área”.
“Estou confiante de que, através da combinação das marcas, personagens e fãs das duas empresas, bem como da cultura empresarial e funcionalidades, haverá sinergias significativas para o futuro”, acrescentou o mesmo responsável.
Os jogos da Rovio já foram descarregados 5 mil milhões de vezes, sendo os seus principais mercados a Europa e os Estados Unidos da América. Do lado da Sega, esta aquisição faz parte de um plano para investir até 1,7 mil milhões de euros em expansão no quinquénio até 2026.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes