Mercadona perde 50 milhões em Portugal em 2022 e duplica investimentos em 2023

A Mercadona faturou 737 milhões de euros em Portugal, mas perdeu 50 milhões em 2022. Ainda assim, prepara-se para investir 280 milhões de euros no país em 2023
A Mercadona faturou 737 milhões de euros em Portugal, mas perdeu 50 milhões em 2022. Ainda assim, prepara-se para investir 280 milhões de euros no país em 2023
Jornalista
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A cadeia de supermercados Mercadona faturou um total de 31 mil milhões de euros em 2022, dos quais 737 milhões de euros em Portugal, segundo anunciado esta terça-feira. A faturação em Portugal cresceu mais de 77%, contudo, a empresa perdeu mais de 50 milhões de euros no país ao nível dos resultados líquidos. Ainda assim, prepara-se para duplicar o investimento no país no atual ano, 2023.
Ao longo do ano passado abriram mais de dez lojas em Portugal, tendo o número subido para 39. Destas 39 lojas saíram os tais mais de 700 milhões de faturação, contribuindo com 93 milhões de euros a nível de impostos. No total, em 2022, foram investidos cerca de 140 milhões de euros no país.
Para 2023, e por forma a continuar a expansão em Portugal, a empresa prevê investir 280 milhões de euros, que se destinam à abertura de novas lojas e à construção do futuro Bloco Logístico de Almeirim. Ou seja, o dobro do investido em 2022.
No total, em 2023, a empresa pretende investir 1,1 mil milhões de euros.
A empresa de distribuição refere ainda que, em 2022, criou mais de 1000 postos de trabalho em Portugal, para um total de cerca de 3500, e “melhorou o salário base como os complementos existentes de toda a equipa, o que resultou num aumento salarial em linha com o IPC de cada país”. Em Portugal o salário de entrada na empresa cresceu 11%.
A nível de lucros, houve um aumento de 5% para 718 milhões de euros a nível global. Contudo, segundo referiu o presidente da Mercadona, Juan Roig, na conferência de apresentação dos resultados, a empresa perdeu 50 milhões euros em Portugal, muito pelo esforço de investimento que a cadeia espanhola está a fazer no país. Em 2021, os prejuízos foram de 65 milhões de euros e a empresa espera fechar este ano próximo do break even.
Apesar da perda, o presidente disse que continuam “supercontentes” com o desempenho em Portugal. “Estamos a adaptar-nos muito bem e a ser cade vez mais portugueses”, sublinhou, admitindo que “custo muito abrir num país diferente”.
Em 2022, a Mercadona fez compras aos fornecedores portugueses no valor de 789 milhões de euros, o que significa que "comprou mais do que vendeu no país (737 milhões")", concluiu Juan Roig, à espera da conclusão do novo centro logístico de Almeirim para acelerar a penetração no sul a partir de 2024. Até lá, o foco está na zona centro.
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