Desemprego recua para 6,2% em agosto
Em agosto o INE contabilizou 326,7 mil desempregados em Portugal. A taxa de desemprego desceu para 6,2%, face aos 6,3% registados em julho
Em agosto o INE contabilizou 326,7 mil desempregados em Portugal. A taxa de desemprego desceu para 6,2%, face aos 6,3% registados em julho
Jornalista
A taxa de desemprego em Portugal recuou para 6,2% em agosto, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Estes dados indicam que o mercado de trabalho mantém-se resiliente apesar do abrandamento da economia.
Em julho a taxa de desemprego tinha-se fixado nos 6,3%.
Em agosto, o INE contabilizou 326,7 mil desempregados, o que se traduziu num decréscimo de 2,2% face a julho, mas num aumento de 3,9% face a agosto do ano passado.
A população ativa diminuiu 0,1% face ao mês anterior, para 5,2 milhões. A diminuição registada na população ativa face ao mês de julho "resultou de o decréscimo da população desempregada (7,2 mil; 2,2%) ter superado o acréscimo da população
empregada (2,9 mil; 0,1%)".
Já a população inativa aumentou 0,2% em relação a julho, mas 2,4 milhões - “explicado, essencialmente, pela variação do número de outros inativos (7,2 mil; 0,3%)”.
Por sua vez, a população empregada aumentou 0,1% face a julho e 1,3% face a agosto de 2022, para 4,9 milhões de pessoas.
É também importante para o balanço nacional do mercado de trabalho, o indicador da subutilização do trabalho, que agrega a população desempregada, o subemprego de trabalhadores a tempo parcial, os inativos à procura de emprego, mas não disponíveis e os inativos disponíveis, mas que não procuram emprego. Nesta condição estavam 621,3 mil pessoas, menos 1,6% que em julho.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt