Taxa de desemprego da zona euro foi de 6,4% em julho
A taxa de desemprego da zona euro manteve-se estável nos 6,4% em julho. Portugal teve uma taxa ligeiramente abaixo, de 6,3%, também estabilizando face ao mês anterior, anunciou o Eurostat
A taxa de desemprego da zona euro manteve-se estável nos 6,4% em julho. Portugal teve uma taxa ligeiramente abaixo, de 6,3%, também estabilizando face ao mês anterior, anunciou o Eurostat
Jornalista
A taxa de desemprego de julho na zona euro foi de 6,4%, mantendo-se estável face ao mês anterior, anunciou esta quinta-feira, 31 de agosto, o Eurostat.
A taxa de desemprego ajustada a variações sazonais representa uma queda face à taxa homóloga, que fora de 6,7%.
Na União Europeia (UE), a taxa de desemprego também se manteve estável em julho: foi igual à taxa do mês anterior, ficando-se pelos 5,9%. Há um ano, tinha sido de 6,1%.
Portugal teve uma taxa de desemprego de 6,3% em julho, mantendo-se estável face a junho. Em julho, estavam sem emprego 330 mil cidadãos nacionais.
A taxa de desemprego geral mais alta em julho registou-se em Espanha, com 11,6%; ao passo que a mais baixa foi a de Malta, com 2,5%.
Em julho estavam 12,9 milhões de cidadãos desempregados na UE, dos quais 10,9 milhões na zona euro. Face a junho deste ano, o número de desempregados aumentou em 35 mil na UE e em 73 mil na zona euro. Em relação a julho de 2022, o número de desempregados caiu 209 mil na UE e 264 mil na zona euro.
O desemprego jovem na zona euro foi, em julho, de 13,8%, mantendo-se estável face ao mês anterior. Na UE fixou-se nos 13,9%, diminuindo em relação aos 14,2% do mês anterior. Havia 2,7 milhões de desempregados com menos de 25 anos na UE, dos quais 2,2 milhões diziam respeito aos países da moeda única.
Em Portugal, a taxa de desemprego jovem foi de 19,2%, crescendo em cadeia em relação aos 18,3% de junho. Estavam desempregados 75 mil jovens com menos de 25 anos em Portugal.
Na divisão por géneros, a taxa de desemprego de julho, na zona euro, foi de 6,8% para as mulheres e 6,2% para os homens, aumentando face aos 6,7% e 6,1%, respetivamente, do mês de junho.
Na UE, o desemprego feminino foi de 6,2%, e de 5,7% para os homens, mantendo-se ambas as taxas estáveis em cadeia.
Em Portugal, em julho, o desemprego entre as mulheres foi de 6,6%; e de 5,9% nos homens.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt