Turismo

Portugal está entre os destinos mais populares da Europa em plataformas de reservas turísticas

Portugal está entre os destinos mais populares da Europa em plataformas de reservas turísticas
João Carlos Santos

Dados do Eurostat mostram um salto de 13,8% em 2023 em relação ao ano anterior, na reserva de noites, por turistas, na Europa, através de plataformas como Airbnb ou Booking. O Algarve destacou-se nos meses de verão com 5,2 milhões de reservas neste formato, e a região de Lisboa com mais de 4 milhões

A reserva de noites em alojamentos locais na União Europeia, através de plataformas online, como a Airbnb, Booking, Expedia ou TripAdvisor, deu um salto de 13,8% no ano passado, em relação a 2022, atingindo os 678,6 milhões, de acordo com dados publicados esta quarta-feira pelo Eurostat.

Portugal figura entre os destinos mais populares para reservas turísticas através deste tipo de plataformas, segundo a lista do gabinete de estatísticas da União Europeia. No terceiro trimestre do ano passado, o Algarve recebeu 5,2 milhões de dormidas reservadas através de plataformas, um valor significativo mas longe dos 14 milhões de reservas na vizinha região da Andaluzia.

A região de Lisboa registou 4 milhões de dormidas, entre julho e setembro, em alojamentos locais reservados através de plataformas, bastante acima da comunidade de Madrid, que se ficou nos 2,6 milhões. O norte de Portugal teve neste período 3,4 milhões de noites asseguradas por plataformas, e a Madeira quase um milhão (987.479).

Mas o campeão destacado na procura de turistas por alojamentos através da Airbnb ou Booking foi Jadranska Hrvatska, na Croácia, onde se atingiu um impressionante valor de 23,7 milhões de dormidas, só no terceiro trimestre do ano passado, correspondente ao pico do verão, Somando várias regiões em França (como Provença, Alpes e Côte d'Azur), o total neste período atingiu 12,2 milhões de reservas, evidenciando-se ainda outras zonas turísticas de relevo, como a Toscânia, em Itália, com mais de 6,4 milhões de reservas no verão, através desta modalidade.

O Eurostat explicita que os valores mensais das estadas em arrendamentos de curta duração para fins turísticos (tipicamente alojamentos locais) superaram em 2023 os do ano anterior, em 11 dos 12 meses do ano, com destaque para o último trimestre, em que se registaram aumentos na casa dos 20%.

O destaque vai para o mês de outubro (cada vez mais considerado uma extensão da época alta) com um total de 55,3 milhões de dormidas registadas em alojamentos reservados através de plataformas, representando um aumento anual de 21,9%.

O crescimento de reservas através de plataformas prosseguiu até ao final do ano, atingindo 31,8 milhões de dormidas em novembro (mais 20% que no mês homólogo do ano anterior) e 45,3 milhões de noites em dezembro (mês em que se verificou uma subida anual ainda mais expressiva, de 25,8%).

Estes dados são recolhidos a partir de quatro plataformas privadas de reservas turísticas online no âmbito de um acordo de economia colaborativa estabelecido com a Comissão Europeia em março de 2020.

Em 2022, recorde-se, o volume de noites turísticas reservadas através de plataformas como a Airbnb, Booking ou Expedia cifrou-se em 596,5 milhões.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cantunes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate