Turismo

Preço dos hotéis subiu 12% em Lisboa com ajuda das Jornadas da Juventude, mas ocupação em agosto caiu

Preço dos hotéis subiu 12% em Lisboa com ajuda das Jornadas da Juventude, mas ocupação em agosto caiu
TIAGO MIRANDA

Os quartos vendido na cidade tiveram um preço médio de 221 euros na semana de 31 de julho a 6 de agosto, embora a operação tenha ficado aquém das expectativas dos hoteleiros, segundo balanço da AHP

Foi uma semana intensa em Lisboa, a de 31 de julho a 6 de agosto em que a capital portuguesa recebeu as Jornadas Mundiais de Juventude e a visita do Papa Francisco - mas para os hotéis da cidade a operação acabou por ficar “aquém das expectativas”, de acordo com um balanço da associação da Hotelaria de Portugal (AHP), apresentado esta quarta-feira.

Uma nota positiva para os hoteleiros foi que o preço médio por quarto vendido atingiu na cidade 221 euros na semana das Jornadas Mundiais de Juventude. No mês de agosto completo, o preço por quarto foi de 196 euros na capital, registando assim uma subida de 12% face ao mesmo período do ano passado.

Mas as taxas de ocupação nos hotéis em Lisboa cifraram-se em 77% na semana da vinda do Papa, quando as expectativas iniciais dos hoteleiros apontavam para valores da ordem dos 91%. Em todo o mês de agosto, os hotéis da cidade tiveram ocupações de 80%, menos três pontos percentuais que no período homólogo de 2022.

“Registou-se, de facto, um desvio entre as perspetivas mais elevadas que havia na cidade e o que a realidade demonstrou”, constatou Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, na apresentação dos resultados do inquérito aos associados de balanço das JMJ, que mobilizou 152 empreendimentos representando 38% do total de oferta hoteleira na cidade.

Booking foi o canal de reservas mais utilizado

“Não houve tantos peregrinos que se hospedaram em hotéis”, mas ainda assim 67% dos hoteleiros da cidade reportaram ter recebido participantes associados às Jornadas de Juventude, segundo apontou Cristina Siza Vieira.

Na semana do encontro mundial de jovens católicos, o canal de reserva de hotéis em Lisboa mais utilizado foi a Booking, para 71% dos inquiridos, constatando-se que esta plataforma “tem claramente uma posição dominante na hotelaria, quer no mercado europeu, quer no mercado português”, enfatizou a responsável da AHP.

Os hóspedes dos Estados Unidos foram o primeiro mercado dos hotéis de Lisboa na semana das jornadas de Juventude, destacando-se também a proeminência de origens como França, Espanha ou Brasil, além de Portugal.

Já em toda a área metropolitana de Lisboa, Espanha foi o principal mercado dos hotéis na semana da JMJ, onde a estada média foi de três a cinco noites, enquanto na cidade se ficou por uma a cinco noites. “Lisboa continua a ser uma cidade de ‘short breaks’ (escapadas de curta duração), e todos gostaríamos de ver aumentado o tempo de estada”, refere a vice-presidente da associação hoteleira,

No geral, os hotéis consideraram que o evento foi positivo para a cidade e para o país, apesar dos constrangimentos de trânsito que causou, e em 56% dos casos a operação foi “classificada como ”melhor" face a agosto do ano passado, apesar da descida nas taxas de ocupação, mas justificado por Cristina Siza Vieira pelo “crescimento do preço, que foi muito robusto”.

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