É um facto: a procura de viagens pelos portugueses está a crescer, é superior aos níveis do ano passado, apesar da conjuntura turbulenta a nível internacional, a começar pela prolongada guerra na Ucrânia, que impacta diretamente na inflação e no poder de compra das famílias. Mas o desejo por viajar revela-se maior que as preocupações económicas, segundo dão conta os operadores turísticos contactados pelo Expresso.
A procura alta está a animar os operadores turísticos a lançar destinos novos (algo incomum em ano de crise), e o destaque vai para a Albânia, uma das principais apostas em 2023 da Newblue, que prepara voos semanais de Lisboa, e também do Porto, para Tirana, entre 25 de junho e 10 de setembro, para pacotes de sete noites, a preços que vão dos 950 aos 1000 euros, com avião, transferes, seguro de viagem e hotel com tudo incluído (à venda na generalidade das agências).
“Também temos voos semanais para a Albânia a partir de Madrid, entre 20 de junho e 26 de setembro, o que poderá ser uma opção no caso de os voos com partida de Portugal estarem cheios”, adianta Pedro Barbosa, diretor de vendas da World2Meet (W2M), grupo ibérico que integra a Newblue. Os voos de Lisboa e do Porto para Tirana são operados pela Air Albania, e os que partem de Madrid pela Iberia.
“Este programa para a Albânia é novo em Portugal, é um destino europeu, mas distante, pois fica a quatro horas de voo, que desperta uma grande curiosidade no mercado. Os portugueses estão ansiosos por descobrir novas geografias em férias, sobretudo nos destinos de médio curso", refere o diretor de vendas da W2M. “O programa está a ter uma grande recetividade, e fizemos uma sondagem antes de lançar este destino novo, o que é sempre um risco”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cantunes@expresso.impresa.pt