Tecnologia

Tesla oferece bónus de um bilião de dólares para afastar Elon Musk da política

Tesla oferece bónus de um bilião de dólares para afastar Elon Musk da política
Allison Robbert/Reuters

Empresa deseja que o multimilionário pare de atuar em outras causas para concentrar-se na Tesla. Valor oferecido equivale a quase três vezes a fortuna atual de Musk, o homem mais rico do mundo

A Tesla deseja que Elon Musk pare de participar ativamente noutras causas, como ações políticas, para concentrar-se apenas na empresa de veículos elétricos. Para isso, oferece um bónus de um bilião de dólares (cerca de 855 mil milhões de euros) ao empresário sul-africano, avançou o "El País".

Para garantir este valor, Musk terá de cumprir uma série de objetivos, como uma expansão na operação de 'robotáxis' e um crescimento significativo no valor de mercado da organização para 8,5 biliões de dólares - atualmente, a Tesla está avaliada em um bilião.

Recentemente, o empresário chegou a receber um bónus de 96 mil milhões de ações, avaliadas em 29 mil milhões de dólares (cerca de 24,8 mil milhões de euros). Enquanto isso, no passado, uma ação judicial foi movida contra um pacote de compensação de 50 mil milhões de dólares recebido por Elon Musk. Em 2024, um tribunal considerou que o processo de aprovação deste valor foi injusto para os acionistas.

Agora, o novo pacote oferecido ao multimilionário pode fazer com ele garanta 25% da empresa, número almejado pelo sul-africano.

O desejo da Tesla de afastar Musk de outros "palcos" ocorre após um período em que a intervenção política do empresário causou danos à organização. Elon Musk esteve ao lado de Donald Trump durante a campanha presidencial em 2024 e também atuou no Governo americano na primeira metade de 2025, ficando ao leme do Departamento de Eficiência Governamental.

A constante relação entre o multimilionário e figuras de extrema-direita terá sido uma das razões para a diminuição nas vendas da empresa de veículos elétricos. Na União Europeia, até abril de 2025, este número caiu 46,1% em relação ao período homólogo do ano anterior.

Hoje, Elon Musk é considerado o homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 342 mil milhões de dólares (cerca de 292 mil milhões de euros), segundo lista da "Forbes" divulgada em abril. O possível bónus equivale a quase três vezes a fortuna atual do empresário.

Texto escrito por João Sundfeld e editado por João Pedro Barros

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate