A empresa norte-americana TransPerfect adquiriu a startup portuguesa Unbabel, de acordo com o cofundador e presidente executivo da Unbabel, Vasco Pedro, em entrevista ao Eco. O valor da transação não foi revelado.
Vasco Pedro destacou que a compra permitirá à Unbabel “ter acesso à força de vendas da TransPerfect, que é gigantesca, ter acesso a uma enorme quantidade de clientes e, portanto, aumentar significativamente o acesso à escala”, diz.
A “vasta maioria” da equipa da Unbabel, incluindo alguns fundadores e o próprio Vasco Pedro, permanecerá na nova estrutura durante o processo de integração e a marca Unbabel deverá continuar como uma unidade de negócio dentro da TransPerfect, apesar de os detalhes dessa integração ainda não estarem completamente definidos.
“A longo prazo ainda não sei qual é a estratégia. Sei que não há qualquer plano da Unbabel como marca desaparecer. A Unbabel vai, no fundo, ser uma business unit [unidade de negócio] dentro da TransPerfect. Pelo menos, esse é o pensamento inicial”, disse Vasco Pedro ao jornal.
No início de julho, o Jornal Económico noticiou que a Unbabel estava, há vários meses, à procura de um comprador, depois do colapso das negociações para uma ronda de financiamento. O fundo de capital privado Iberis Capital alegou, para pôr um ponto final nas conversações, a existência de “passivos existentes inesperados” no balanço da Unbabel.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt