Tecnologia

Problemas informáticos do Amadora-Sintra não estão relacionados com apagão global

Problemas informáticos do Amadora-Sintra não estão relacionados com apagão global
MARIO CRUZ

Inicialmente, o Ministério da Saúde tinha avançado que o hospital estava a ser afetado pela falha informática global que, esta sexta-feira, está a limitar a atividade de vários setores em todo o mundo

O Ministério da Saúde esclareceu hoje que os problemas informáticos registados no Hospital Amadora-Sintra foram no sistema interno e não tiveram qualquer relação com a falha mundial da Microsoft e estão praticamente resolvidos.

Uma falha no sistema Microsoft está a afetar empresas e companhias aéreas e de telecomunicações em todo o mundo.

Em Portugal, até meio da manhã, não havia registo de problemas relacionados com esta falha em qualquer unidade de saúde.

Segundo a fonte, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) estão a fazer um levantamento de eventuais situações, não tendo detetado qualquer problema relacionado com a falha da Microsoft, até ao momento, nem em hospitais nem em centros de saúde.

A mesma fonte explicou que a maioria dos hospitais usa sistemas dos SPMS.

Anteriormente, o Ministério da Saúde tinha dito à Lusa que o Hospital Amadora-Sintra era a única unidade de saúde que tinha registado problemas por causa da falha informática mundial da Microsoft.

A mesma fonte explicou que a maioria dos hospitais usa sistemas dos SPMS. O sistema utilizado pelo Amadora-Sintra é privado.

Contactada pela Lusa, fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse que as comunicações estão a funcionar normalmente.

O número de emergência 112, que é gerido pela PSP, está também a funcionar normalmente, o mesmo acontecendo com a rede de segurança interna.

Notícia atualizada às 13h15

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