Tecnologia

Google vai investir mais de mil milhões de euros em centro de dados na Finlândia

Google vai investir mais de mil milhões de euros em centro de dados na Finlândia
Pawel Czerwinski/Unsplash

Empresa detida pela Alphabet quer impulsionar os seus produtos de inteligência artificial na Europa, onde estão também previstas construções de centros de dados nos Países Baixos e na Bélgica

Em 2025, a Google planeia construir um centro de dados na Finlândia, onde já está presente desde 2009, que aumentará o quadro de funcionários em 25%, para 500 pessoas, num investimento que ultrapassará os 1000 milhões de euros. Contudo, a empresa não divulgou o impacto que o investimento terá na capacidade de dados do site.

A instalação será em Hamina, na costa sul do país. Nos últimos anos, muitos centros de dados foram instalados nos países nórdicos devido ao clima mais fresco da região, aos benefícios fiscais e à abundante disponibilidade de energias renováveis.

“No próximo ano, o nosso centro de dados de Hamina, situado nas margens do Golfo da Finlândia, será simultaneamente um centro de informação digital e uma fonte de calor sustentável para a região. Em parceria com o fornecedor de energia da cidade, Haminan Energia, estamos a lançar o nosso primeiro projeto de recuperação de calor fora do local para reduzir a nossa pegada ambiental, bem como para ajudar a aquecer casas e empresas nesta histórica cidade portuária”, pode ler-se no comunicado divulgado esta segunda-feira.

Isto significa que o calor que for produzido pelo centro de dados será reencaminhado e fornecido gratuitamente pela Google à rede urbana da cidade, que abrange habitações, escolas e outros edifícios públicos. A partir do próximo ano, o calor proveniente do centro de dados será recuperado para otimizar a eficiência energética da rede de aquecimento urbano e a pegada de emissões de carbono.

“A Google e a cidade de Hamina têm uma longa e próspera história em conjunto. A Google é um excelente exemplo de uma empresa com uma forte orientação sustentável para o futuro. É bom ser a cidade natal da Google na Finlândia”, afirmou Ilari Soosalu, presidente da câmara de Hamina, citado no comunicado da Google.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate