'Startup' de inteligência artificial de Musk quer captar mil milhões de dólares

A xAI, startup de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, pretende levantar no mercado de capitais mil milhões de dólares (cerca de 924 milhões de euros ao câmbio atual), de acordo com um documento apresentado ao supervisor do mercado nos Estados Unidos da América (EUA), citado pelo “Financial Times”.
O documento indica que a empresa já captou 135 milhões de dólares (124,7 milhões de euros) de investidores. Segundo o jornal, o também dono do X (ex-Twitter) colocou como investimento mínimo por cada investidor a marca de dois milhões de dólares (1,8 milhões de euros).
As empresas de IA generativa arrecadaram milhares de milhões de dólares este ano depois de a OpenAI ter lançado o ChatGPT em novembro de 2022. Só no início de 2023, a empresa captou 10 mil milhões de dólares (9,2 mil milhões de euros) vindos da Microsoft.
Elon Musk foi, inclusive, um dos fundadores da OpenAI em 2015, mas saiu três anos depois.
Também a Google se comprometeu a investir dois mil milhões de dólares na Anthropic. E a Meta também tem vindo a investir no seu próprio negócio de IA.
Agora, Musk ‘corre contra o tempo’ para conseguir competir com os seus concorrentes. O xAI apenas foi lançado em julho e em novembro apresentou o seu primeiro modelo de IA, um chatbot “sarcástico” chamado Grok, que foi treinado na X. Grok será disponibilizado a alguns assinantes premium do X, que paguem 16 dólares por mês.
No mês passado, Musk disse também que os investidores da rede social X deteriam 25% da xAI.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt