Tecnologia

Fundo de investimento chinês aposta €37 mil milhões na indústria dos "chips"

Fundo de investimento chinês aposta €37 mil milhões na indústria dos "chips"
VCG
Mais um capítulo da “guerra” dos semicondutores entre Pequim e Washington: a China deverá criar um fundo de investimento para a indústria dos chips com um total de 37 mil milhões de euros para aplicar no setor

A China prepara-se para lançar um novo fundo para investir na indústria de semicondutores, noticia a Reuters esta terça-feira, 5 de setembro, citando fontes conhecedoras do dossiê.

O objetivo é angariar 300 mil milhões de yuans (cerca de 37 mil milhões de euros ao câmbio atual) para apostar no desenvolvimento e produção de chips, numa época de grande competição entre os Estados Unidos da América (EUA) e a China nesta área.

O montante deverá superar o dos que já foram criados em 2014 e 2019 para financiar projetos na área dos semicondutores. A principal aposta de investimento irá para a produção de máquinas para a indústria dos chips.

Este veículo será um dos três fundos parte do Fundo de Investimento da Indústria de Circuitos Integrados da China; e será o maior dos três, segundo a agência.

O Estado chinês deverá investir 60 mil milhões de yuans (7,66 mil milhões de euros) no fundo.

A China e os EUA estão a aumentar a competição nesta área, encarada como crucial para o futuro de ambas as economias.

Washington implementou medidas que restringem a venda à China destas tecnologias. A esta decisão dos EUA seguiram-se medidas semelhantes de países aliados como o Japão e os Países Baixos (este último “casa” de uma das principais empresas globais para a produção de semicondutores).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate