Imobiliário

Castellana Properties adquire metade do centro comercial Alegro Sintra

Castellana Properties adquire metade do centro comercial Alegro Sintra
Nuno Botelho

Recentemente a Castellana já tinha comprado o LoureShopping (Loures), o Rio Sul (Seixal) e o 8.ª Avenida (São João da Madeira) por 176,5 milhões de euros. O grupo Auchan, através da holding Tiekenveen, tinha comprado o centro comercial em Sintra em 2018

O fundo de investimento imobiliário sul-africano Vukile, com atividade em Espanha e Portugal através da Castellana Properties, vai comprar metade do centro comercial Alegro Sintra, detido pelo grupo Auchan, segundo uma notificação à Autoridade da Concorrência (AdC) publicada esta semana.

Já não é o primeiro centro comercial que o fundo sul-africano adquire em Portugal. Recentemente já comprou o LoureShopping (Loures), o Rio Sul (Seixal) e o 8.ª Avenida (São João da Madeira). Esta aquisição foi fechada no mês passado por 176,5 milhões de euros - o dono destes centros comerciais era o fundo norte-americano Harbert European Real Estate, que, por sua vez, tinha comprado em 2019 estes shoppings à Sonae por 170 milhões de euros.

O grupo Auchan, através da holding Tiekenveen, tinha comprado o centro comercial em Sintra em 2018 (na altura o nome era Fórum Sintra) à Blackstone. Na época a operação foi avaliada em 411 milhões de euros e, além do espaço comercial em causa, também incluía o Retail Park de Sintra (ao lado do centro comercial) e o Fórum Montijo (agora também da marca Alegro - Alegro Montijo).

Segundo o jornal espanhol “El Economista”, o vendedor é o fundo Ceetrus que, recorde-se, em janeiro vendeu o Continente do Montijo por mais de 30 milhões de euros e, recentemente, em setembro vendeu o Alegro Montijo por 180 milhões de euros à Lighthouse Capital.

O Alegro Sintra tem mais de 50 mil metros quadrados de área bruta locável e entre as lojas contam-se insígnias do grupo Inditex (Zara, Bershka, entre outras), da Sonae (Worten e Modalfa) e o hipermercado da Jerónimo Martins (Pingo Doce).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate