Exclusivo

Imobiliário

Três meses de Construir Portugal: poucas medidas em vigor, algumas iniciadas e muitas em 'lista de espera'

Três meses de Construir Portugal: poucas medidas em vigor, algumas iniciadas e muitas em 'lista de espera'
Ana Baiao

A ‘primeira pedra’ já foi lançada em algumas das 30 medidas do ‘Construir Portugal’ três meses depois de este programa ser anunciado, mas apenas quatro se encontram totalmente em vigor. Algumas esperam regras, outras ainda têm várias etapas pela frente, e de muitas não se sabe nada

Este sábado, 10 de agosto, passam três meses desde que o Governo apresentou o programa ‘Construir Portugal’. Um pacote de 30 medidas onde apenas quatro estão, efetivamente, concretizadas. Outras já foram lançadas e estão em processo, mas há várias medidas das quais pouco ou nada se sabe e algumas sem um prazo definido. Há, inclusive, uma que fica na ‘corda bamba’ até ao final da legislatura (que o executivo aponta para 2028, como manda a teoria, mas que com minoria no Parlamento pode ser mais curta).

"Nem tudo está mal mas há muita coisa que não foi feita". Foi assim que o primeiro-ministro Luís Montenegro deu início à apresentação do programa “Construir Portugal”, no dia 10 de maio, onde revelou uma nova estratégia para a habitação com 30 medidas. E apresentou prazos para as mesmas (para começarem a ser trabalhadas, não para entrarem em vigor, ainda que na altura fosse incerta a intenção do executivo). Alguns desses prazos são bem curtos como 15 dias, outros mais longos, como toda a legislatura.

Deixamos-lhe um ponto de situação.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate