Imobiliário

Valor gerido pelos fundos imobiliários em Portugal cresceu 0,4% em maio

Valor gerido pelos fundos imobiliários em Portugal cresceu 0,4% em maio
Luís Barra

O montante total gerido pelos fundos imobiliários em maio em Portugal foi de 14,8 mil milhões de euros, mais 53,5 milhões que em abril, segundo a CMVM

O valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário em Portugal aumentou 0,4% em maio face ao mês anterior, para os 14,8 mil milhões de euros, um crescimento absoluto de 53,5 milhões de euros, de acordo com estatísticas da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), divulgadas esta quarta-feira.

Na divisão por tipos de fundos, os fundos de investimento imobiliário (FII) registaram um crescimento de 0,4% para 13,8 mil milhões de euros e nos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) a subida foi de 0,5% para 854,6 milhões de euros. Já nos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI), houve uma queda de 0,6% para 197,6 milhões de euros.

“No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 46,5% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao setor dos serviços (66,4%)”, detalha a CMVM.

Entre as sociedades com quotas mais elevadas em maio, destaca-se a Square AM (12,5%), a Lynx Asset Managers (8,5%) e a GEF (6,7%).

Por fim, a CMVM nota que “em maio, houve a transferência de gestão do fundo de investimento imobiliário fechado “Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Beirafundo” da Norfin para a Imorendimento”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate