Imobiliário

Ando Living: grupo turístico com 'coração' português expande-se pela Europa

Imagens de um dos apartamentos turísticos da Madalena House do grupo Ando Living, na Rua da Madalena (Lisboa)
Imagens de um dos apartamentos turísticos da Madalena House do grupo Ando Living, na Rua da Madalena (Lisboa)

O grupo Ando Living, com milhares de apartamentos turísticos, foi fundado em Portugal e já se encontra na Turquia e, muito brevemente, em Espanha. Quer chegar a oito países em 2028, mas não sem se expandir também em Portugal, particularmente para o Alentejo

O grupo Ando Living, fundado em Portugal e onde se incluem as marcas Ando Living e LovelyStay, detém já cerca de 2000 apartamentos turísticos na Europa (nem todos em funcionamento) e registou um volume de negócios de 32 milhões de euros em 2023, mais 94% que em 2022. Agora, o objetivo é claro: expandir-se (ainda mais) pela Europa.

“O grupo garantiu recentemente 67 milhões de euros de capital do Prima Europe Fund, gerido pela Stag Asset Managers, para prosseguir a sua expansão”, segundo indicado em comunicado. Apesar do objetivo principal ser a expansão pela Europa, este dinheiro, segundo revelaram os fundadores na apresentação aos jornalistas, tem como destino, “principalmente” Portugal.

O objetivo do grupo é “multiplicar por seis o seu volume de negócios até 2028, aumentando o número de apartamentos para 6000 em oito países europeus e consolidando-se como o principal grupo de hospitalidade premium na Europa”.

Atualmente, encontram-se apartamentos do grupo em Lisboa, Porto e Istambul, e brevemente em Madrid com oito apartamentos. “Estamos em negociações com parceiros em Londres, Atenas e em Itália. Não sabemos para que mercado vamos primeiro [exceto Espanha], mas no próximo ano estaremos em cinco países, neste ano temos em três, e estaremos em oito países em 2028”, disse Hakan Kodal, um dos sócios e fundadores.

Mas em que consiste o negócio?

O grupo tem duas marcas, a Ando Living e a Lovely Stay. A primeira consiste numa espécie de aparthotel - aliás, os registos estão mesmo como hotelaria, segundo explicou na apresentação Kodal. Mais concretamente, são cerca de 700 apartamentos, de momento, mais virados para o segmento de luxo, quer na sua estética, quer na sua localização.

Além dos edifícios de apartamentos, vão passar a contar com as “clubhouses”. Estas “clubhouses” são um conjunto de serviços, aliados ao edifício de apartamentos, como por exemplo restaurantes, bares, ginásios, piscinas e serviços de apoio personalizados. O objetivo da empresa é que estes serviços sejam pensados como serviços que fazem parte da cidade e não como serviços de um hotel. A partir de 2025 haverá uma “clubhouse” perto do Marquês de Pombal e em 2026 em Alfama.

Imagens do projeto "clubhouse" do grupo Ando Living que irá surgir em Alfama (Lisboa)

Além da expansão europeia, também pretendem expandir-se dentro de Portugal com estas “clubhouses”. Por exemplo para o Alentejo, particularmente em Vila Viçosa e em Melides. Em Melides contarão, por exemplo, com 200 quartos, anunciou Kodal.

Já a LovelyStay é uma empresa de gestão de propriedades e plataforma de reservas especializada na gestão de arrendamentos turísticos para estadias de curta e média duração. Só em Portugal tem um portefólio de mais de 1400 unidades sob gestão num valor superior a 600 milhões de euros.

Os hóspedes que costumam ficar nas casas da Ando Living, de luxo, são principalmente norte-americanos, seguindo-se os brasileiros, israelitas e franceses. Já na LovelyStay, maioritariamente ficam espanhóis ou portugueses, com os norte-americanos a ocuparem a quarta ou quinta posição.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

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