Preços dos imóveis comerciais subiram 5,5% em 2023, o maior aumento em dez anos
No ano passado, os preços dos imóveis comerciais subiram 5,5%, a variação média anual mais elevada da última década, segundo o INE
No ano passado, os preços dos imóveis comerciais subiram 5,5%, a variação média anual mais elevada da última década, segundo o INE
Jornalista
No ano passado, os preços dos imóveis comerciais subiram 5,5%, continuando assim a “evidenciar uma dinâmica de crescimento”, mostram os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O aumento foi superior em 1,3 pontos percentuais ao registado no ano anterior (2022). Além de ser superior a 2022, foi também a variação média anual mais elevada da última década, segundo o gabinete estatístico.
Tal como se viu em anos anteriores, no ano passado os preços do mercado residencial subiram a um ritmo superior ao registado nas propriedades comerciais (os preços no mercado residencial cresceram 8,2%).
Contudo, ao contrário das propriedades comerciais, houve uma desaceleração dos preços dos imóveis residenciais que, em conjunto com a aceleração dos preços das propriedades comerciais, "conduziu
ao menor diferencial das taxas de variação entre os dois indicadores desde 2015". Em 2023, essa diferença fixou-se em 2,7 pontos percentuais, quando em 2022 estava nos 8,4 pontos.
Na comparação dos índices, desde 2013 que o índice de preços da habitação não é inferior ao índice de preços das propriedades comerciais.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt