Imobiliário

“Portugal não tem e nunca irá assistir a uma bolha imobiliária”, diz António Ramalho

“Portugal não tem e nunca irá assistir a uma bolha imobiliária”, diz António Ramalho
Ana Baiao

O ex-CEO do Novo Banco diz que Portugal nunca irá assistir a uma bolha imobiliária e defende que o mercado imobiliário está a ser afetado pela falta de oferta. Também o ex-ministro da Economia Pedro Siza Vieira não vê condições para a existência desta bolha semelhante à espanhola em 2008

António Ramalho, antigo presidente executivo do Novo Banco, diz que “Portugal não tem uma bolha imobiliária e nunca irá assistir a uma”. Num discurso durante o Portugal Real Estate Summit, evento que decorre até esta quarta-feira, no Estoril, explicou ainda que o problema com que se depara o mercado imobiliário é a falta da oferta.

"Apesar do que muitos dizem, Portugal não tem uma bolha imobiliária e nunca irá assistir a uma. O crescimento dos preços da habitação está a ser moderado, com efeitos de base adversos e condições financeiras mais rigorosas. A procura permanece resiliente, mas as transações estão a diminuir", afirmou, citado pelo “Jornal Económico”.

De acordo com o economista, o crescimento dos preços das casas em Portugal deve-se à procura externa e ao crescimento da atividade turística e também pela falta de oferta, uma vez que a construção de novas habitações estagnou.

Pedro Siza Vieira, ex-ministro da Economia e da Transição Digital, partilha da mesma opinião. Siza Vieira também crê que não parece haver em Portugal condições para que se venha a desenvolver uma bolha imobiliária. “O que continua a existir é uma procura muito significativa pela pouca oferta que está no mercado”, referiu, acrescentando que o cenário de bolha imobiliária vivida em Espanha no ano de 2008 não será observado em Portugal.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate