Construir casa ficou 9,1% mais caro em fevereiro
Em fevereiro construir uma casa ficou 9,1% mais caro, face ao mesmo mês do ano passado. Comparativamente a janeiro, os custos não subiram
Em fevereiro construir uma casa ficou 9,1% mais caro, face ao mesmo mês do ano passado. Comparativamente a janeiro, os custos não subiram
Os custos de construção de habitação nova cresceram 9,1% em fevereiro face a 2023, o que representa um abrandamento face ao crescimento, também em termos homólogos, que se tinha registado em janeiro (11,1%), segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Todas as componentes do índice de custos de construção de habitação nova abrandaram o crescimento, mas especialmente a mão de obra (de 12,2% em janeiro para um aumento homólogo de 8,8% em fevereiro).
Por sua vez, os custos com materiais cresceram 9,3% no mês em análise.
O gabinete estatístico indica que , entre os materiais que mais influenciaram esta variação “estão o cimento, com um crescimento homólogo do preço de cerca de 40%, as madeiras e derivados de madeira, com variações superiores a 20%, e o betão pronto, com um crescimento perto dos 20%”.
Na comparação dos preços de fevereiro com janeiro de 2023, em cadeia,, a variação dos custos de construção foi nula, com o custo da mão de obra a manter-se e o custo dos materiais a subir ligeiramente 0,1%.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes