
O plano de urbanização da Campanhã, no Porto, tem prevista uma passagem superior entre as linhas ferroviárias, de forma a que estas deixem de ser uma barreira à mobilidade
O plano de urbanização da Campanhã, no Porto, tem prevista uma passagem superior entre as linhas ferroviárias, de forma a que estas deixem de ser uma barreira à mobilidade
Elisabete Soares
O projeto para a alta velocidade, que agora dá os primeiros passos, poderá ser o motor que vai permitir a profunda transformação da zona de Campanhã, na parte oriental da cidade do Porto.
A autarquia do Porto, a Infraestruturas de Portugal (IP) e o Governo consideram que esta é a oportunidade para avançar com uma verdadeira revolução urbanística, permitindo que a linha de caminho de ferro que atravessa a freguesia de Campanhã deixe de ser uma barreira para se tornar no motor da transformação desta zona da cidade.
O Plano de Urbanização de Campanhã está a ser desenvolvido por Joan Busquets, arquiteto catalão, em conjunto com a autarquia do Porto e a IP. Na apresentação do projeto — que decorreu recentemente nos Paços do Concelho e contou com a presença do ministro das Infraestruturas, João Galamba, e com o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes —, e segundo a versão apresentada pelo arquiteto, o plano tem prevista “uma passagem superior entre as linhas ferroviárias”, mantendo todos “os elementos existentes atuais e permitindo o desenvolvimento ligado à estação na parte nascente”, referiu.
Joan Busquets acrescentou que o projeto será um desafio para toda a cidade: “Campanhã será um lugar que terá muitas mobilidades, bem implementadas. Irá ser uma centralidade que vai jogar com outro tipo de valências, numa espécie de anel híbrido”, destacou.
Na altura, o presidente da autarquia, Rui Moreira, reconheceu que o projeto para a alta velocidade, associado ao plano, vai operar uma profunda transformação na zona oriental da cidade. Apesar dos problemas de coesão social e territorial, Campanhã “é a freguesia com mais potencialidades de desenvolvimento da cidade do Porto”, destacou o autarca.
Por isso “este projeto permitirá eliminar barreiras físicas à mobilidade, melhorar as acessibilidades e estabelecer ligações entre áreas verdes”. Este facto vai permitir que esta zona se torne “mais atrativa para o investimento público e privado em habitação, em comércio, serviços e startups, em iniciativas culturais ou em projetos ambientais”, frisou.
E lembrou, a propósito, que em 2018 foi desenvolvido um masterplan que define as linhas estratégicas de atuação do município na zona oriental da cidade. Na intervenção municipal recente destaca-se, entre outros, a conclusão do Terminal Intermodal e a ampliação do Parque Oriental, para além da concessão ao grupo Mota-Engil do antigo Matadouro Industrial, que prevê uma vertente empresarial mas também artística. Destaca-se ainda a construção da futura Ponte D. António Francisco dos Santos, que irá ligar Oliveira do Douro, no lado de Gaia, a Campanhã, no lado do Porto.
Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e Espaço Público, considera que este foi “o primeiro minuto” do Plano de Urbanização de Campanhã. “É tempo de virar a página, o paradigma de desenvolvimento deste território alterou-se com uma nova visão que se tem para o futuro desta zona”, vincou, adiantando que o plano passará ainda por “criar um pequeno Plano Diretor Municipal para as zonas de Bonfim e Campanhã”.
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, deixou a garantia de que “vai ser criada cidade à volta da estação de Campanhã”, frisando que será “de ambos os lados da linha férrea, numa nova centralidade com diferentes usos e serviços, muito para além do mero interface de transportes”. Acrescentou que “o projeto da alta velocidade, cuja execução permitirá a requalificação da zona de Campanhã, será a maior transformação na ferrovia em Portugal no último século”.
Em termos de prazos, o investimento na transformação da estação de Campanhã vai depender do avanço do projeto de alta velocidade a cargo da IP. Contudo, o cronograma apresentado pelo ministro aponta para final desta década.
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