Exclusivo

Energia

Há mais lítio em Boticas: potencial ultrapassa 100 milhões de toneladas, o que permite construir 47 milhões de carros elétricos

Barroso, no concelho de Boticas, deve receber exploração de lítio da Savannah Resources
Barroso, no concelho de Boticas, deve receber exploração de lítio da Savannah Resources
D.R.

A mineira britânica concluiu o período de sondagens na mina do Barroso (Trás-os-Montes) e revela que o recurso confirmado aumentou 40%, para 39 milhões de toneladas, enquanto o adicional estimado para a exploração disparou 200%, para entre 35 e 62 milhões de toneladas.

Bárbara Silva

Jornalista

Afinal há mais lítio em Boticas do que a própria dona da mina do Barroso, a britânica Savannah Resources, esperava. Esta segunda-feira, a empresa comandada por Emanuel Proença anunciou uma revisão em forte alta dos números relativos às reservas de espodumena de lítio do projeto em Trás-os-Montes: não só o recurso confirmado aumentou em 40%, situando-se agora nos 39 milhões de toneladas, como o recurso adicional estimado para exploração disparou 200%, para entre 35 e 62 milhões de toneladas. Tudo somado (entre o que já está confirmado pelos furos no terreno e as restantes estimativas), resulta num potencial que ultrapassa 100 milhões de toneladas, sublinha a empresa.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bsilva@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate