Energia

Apagão mandou abaixo mais de 90% do consumo de eletricidade em Portugal

Apagão mandou abaixo mais de 90% do consumo de eletricidade em Portugal

De acordo com a REN, pouco antes do apagão Portugal estava com um perfil fortemente importador: as importações oriundas de Espanha cobriam 33% do consumo de eletricidade no nosso país

Apagão mandou abaixo mais de 90% do consumo de eletricidade em Portugal

Miguel Prado

Editor de Economia

O sistema elétrico nacional foi severamente afetado pelo apagão desta segunda-feira e os dados em tempo real da REN - Redes Energéticas Nacionais mostram que antes do colapso estavam ligados 8,16 gigawatts (GW) do lado do consumo, e depois apenas 0,6 GW ficaram ligados. Em minutos ficaram desligados quase 93% do consumo.

De acordo com a REN, pouco antes do apagão Portugal estava com um perfil fortemente importador: as importações oriundas de Espanha cobriam 33% do consumo de eletricidade no nosso país, sendo uma boa parte desse fluxo destinado ao abastecimento das bombagens hidroelétricas (que tendem a consumir mais energia nos períodos de preço mais baixo).

Os quase 0,6 GW que permaneceram ligados após o apagão estavam a ser supridos por um mix de produção a partir de centrais a gás, biomassa e hídricas.

Os dados da plataforma REN Datahub são provisórios e sujeitos a correção. A Red Eléctrica, em Espanha, estimou em seis a dez horas o prazo de reposição total do abastecimento de eletricidade no país vizinho, mas até ao momento REN e E-Redes não avançaram uma estimativa para Portugal. As razões concretas do apagão também não foram ainda detalhadas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate