Energia

EDP Renováveis fecha contrato de venda de energia à norte-americana Walmart

Miguel Stilwell de Andrade, presidente executivo da EDP.
Miguel Stilwell de Andrade, presidente executivo da EDP.
NUNO VEIGA

A EDP Renováveis firmou um contrato com a Walmart para fornecer à cadeia de supermercados a maior parte da eletricidade que será produzida por uma nova central solar no Texas, com uma capacidade de 250 megawatts

EDP Renováveis fecha contrato de venda de energia à norte-americana Walmart

Miguel Prado

Editor de Economia

A EDP Renováveis e a Walmart celebraram um contrato de longo prazo para a venda de energia, mediante o qual a cadeia norte-americana de supermercados irá adquirir durante 15 anos a eletricidade que será produzida numa nova central solar no Texas.

Em causa está um projeto fotovoltaico de 250 megawatts (MW), sendo que a Walmart ficará com a energia de 225 MW, avançou a EDP Renováveis em comunicado. No comunicado a empresa indica que o contrato agora anunciado com a Walmart corresponde ao que havia sido comunicado ao mercado em outubro de 2023, embora na altura a EDP não tivesse revelado a identidade do comprador.

Este acordo complementa outros contratos de compra de energia que a Walmart já firmou com a EDP Renováveis, e que correspondem agora a parques solares e eólicos com uma capacidade total de 395 MW, além de cerca de 50 MW em capacidade solar descentralizada.

“O novo projeto a nível de larga escala terá capacidade que seria suficiente para fornecer anualmente o equivalente a mais de 27 mil casas do Texas e contribui com benefícios económicos significativos para a região, através de pagamentos a proprietários de terras”, sublinha a EDP Renováveis, que estima que investirá cerca de 39 milhões de euros em projetos locais ao longo da vida da nova central solar.

A Walmart já tem parte do seu consumo de eletricidade assegurada por mais de 600 projetos de energia renovável em mais de uma dezena de países.

“Este projeto com a EDPR baseia-se na nossa colaboração de longo prazo e está alinhado com os esforços da Walmart para aumentar a capacidade de energia limpa e para ajudar os nossos clientes e comunidades a poupar dinheiro e a viver melhor. Ao proporcionar benefícios económicos significativos às comunidades locais, incluindo novos empregos locais, este projeto ajudará a construir uma comunidade mais forte, uma rede de energia mais forte e contribuirá para os nossos objetivos operacionais de energia limpa”, comentou, no comunicado da EDP Renováveis, Frank Palladino, vice-presidente de estratégia de energias renováveis da Walmart.

Desde 2018, a Walmart tem trabalhado com a EDP Renováveis em projetos de produção de eletricidade renovável de larga escala como de geração distribuída.

No Texas a EDP Renováveis conta com mais de 1,2 gigawatts de capacidade instalada, sendo uma das regiões dos Estados Unidos onde a empresa portuguesa está mais ativa. A EDP Renováveis na América do Norte tem mais de 1000 funcionários e mais de 9,1 GW de capacidade em operação.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate