Energia

Energia eólica alcançou novo máximo histórico em Portugal esta semana

Energia eólica alcançou novo máximo histórico em Portugal esta semana
D.R.

Nunca o país tinha tido tanta potência eólica a injetar eletricidade na rede como às 17h30 da passada terça-feira, revelou a REN. É mais um recorde a somar a outros registados no domínio das energias renováveis nos últimos meses

Energia eólica alcançou novo máximo histórico em Portugal esta semana

Miguel Prado

Editor de Economia

A produção de energia eólica registou esta semana um novo recorde em Portugal, com um pico de utilização da capacidade instalada de 4917 megawatts (MW) às 17h30 de terça-feira, de acordo com um comunicado divulgado esta quinta-feira pela REN - Redes Energéticas Nacionais.

Naquele momento de terça-feira as eólicas chegaram a cobrir 63% do consumo de eletricidade no país, segundo a mesma fonte. A REN indica que o anterior recorde eólico havia sido registado na madrugada de 17 de outubro do ano passado, com uma potência máxima em operação de 4843 MW.

No total do dia 16 de janeiro, o consumo de energia elétrica totalizou 167 GWh, com uma ponta de 8553 MW às 19h30. A produção renovável abasteceu 88% do consumo nacional e do saldo exportador, destacando-se a eólica com 42%, informou a REN.

Segundo a mesma fonte, nesse dia o saldo de trocas com o estrangeiro foi exportador, com 50 GWh.

Este ano, e até este dia, a produção renovável representou 74% do consumo elétrico nacional.

De acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a potência eólica instalada em Portugal ascendia em novembro a 5804 MW.

Os últimos meses têm sido marcados por vários recordes nas energias renováveis em Portugal. Em dezembro, conforme o Expresso noticiou, o país alcançou um novo pico na produção hidroelétrica, com 6723 MW a injetar energia na rede no dia 6 de dezembro.

Portugal fechou, aliás, o ano 2023, com o maior volume de sempre em termos de produção de eletricidade renovável. E o país também alcançou uma marca inédita no que respeita à instalação de nova capacidade solar fotovoltaica, conforme o Expresso revelou a 4 de janeiro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate