Energia

Fundo Ambiental tem dois milhões de euros para centrais de biomassa em 19 concelhos

Fundo Ambiental tem dois milhões de euros para centrais de biomassa em 19 concelhos
Estela Silva

O Fundo Ambiental tem dois milhões de euros para projetos de geração de energia à escala local em pequenas centrais de biomassa, em 19 municípios. As candidaturas estão abertas até 30 de novembro

O Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática vai distribuir dois milhões de euros a projetos de geração de energia à escala local em pequenas centrais de biomassa, segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira.

O objetivo é "apoiar a criação de soluções para a valorização da biomassa em territórios com elevado risco de incêndio rural, num claro contributo para a prossecução dos objetivos do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais", refere o comunicado do Ministério do Ambiente. E ao mesmo tempo pretende-se dinamizar “a economia local, criando-se postos de trabalho qualificados”.

O aviso em causa é “complementar ao Projeto “Gestão sustentável da floresta — Apoio à criação de ecopontos florestais ou de compostagem”, que apoia a criação de coletores e parques de proximidade para recolha de sobrantes, e os circuitos de recolha da biomassa florestal”.

As candidaturas estão abertas até 30 de novembro.

Segundo a nota do Governo, a taxa de financiamento é de 100%, incluindo nas suas tipologias de intervenção: formação e qualificação de emprego na área da energia da biomassa; instalação dos equipamentos necessários para a produção de energia local em pequena escala; ações de divulgação e sensibilização à população; soluções para a gestão e recolha de sobrantes das explorações florestais.

A nota indica ainda que estão abrangidas as seguintes autarquias: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Arganil, Coimbra, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penela, Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate