Energia

Central da Greenvolt ligada à rede elétrica nacional vai abastecer até 60 mil famílias

Central solar de Tábua, da Greenvolt.
Central solar de Tábua, da Greenvolt.
D.R.

A Central Solar de Tábua já está ligada à rede elétrica nacional. O parque deverá suprir as necessidades de cerca de 60 mil famílias e evitar a emissão de mais de 13 mil toneladas de CO2 por ano

A Greenvolt concluiu a ligação da Central Solar de Tábua à rede elétrica nacional, segundo anunciado esta terça-feira, em comunicado.

Este é o primeiro projeto solar de grandes dimensões da Greenvolt em Portugal, que representa um investimento de cerca de 40 milhões de euros.

Com cerca de 90 mil painéis solares e uma capacidade instalada de 48 MWp (megawatts-pico), gerando até 60 GWh (gigawatts por hora) anualmente, o parque deverá suprir as necessidades energéticas de cerca de 60 mil famílias anualmente.

Adicionalmente, estes 60 GWh evitarão a emissão de aproximadamente 13.200 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

"Com a entrada em funcionamento da Central Solar de Tábua, estamos a levar às famílias e empresas todos os benefícios das energias renováveis, mas também damos o nosso contributo para o esforço de descarbonização do país", refere o presidente executivo da empresa, João Manso Neto, citado na nota.

Além da descarbonização, a Central Solar de Tábua também ajudou para a criação de emprego pois, segundo a nota, criou mais de 100 postos de trabalho diretos e indiretos na região.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate