Energia

Ex-adjunto de João Galamba na energia escolhido para liderar a DGEG

Ex-adjunto de João Galamba na energia escolhido para liderar a DGEG
João Carlos Santos

O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, nomeou como novo diretor-geral de Energia e Geologia Jerónimo Cunha, que durante quatro anos foi adjunto de João Galamba quando este era secretário de Estado da Energia

Ex-adjunto de João Galamba na energia escolhido para liderar a DGEG

Miguel Prado

Editor de Economia

O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, nomeou uma nova liderança para a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). O atual diretor-geral, João Bernardo, será substituído por Jerónimo Cunha, que estava na consultora EY, depois de entre 2018 e 2022 ter sido adjunto de João Galamba, quando este era secretário de Estado da Energia.

Jerónimo Cunha é mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e detém uma pós-graduação em Sistemas Sustentáveis de Energia do Programa MIT Portugal.

Quando foi adjunto de Galamba, teve a seu cargo vários dossiês relacionados com política energética. E entrará agora numa DGEG que, segundo já anunciou Duarte Cordeiro, será reforçada com mais pessoal, para conseguir responder de forma mais célere aos processos que se vinham acumulando na entidade pública.

Além de Jerónimo Cunha, Duarte Cordeiro nomeou um novo subdiretor-geral na área da energia. Bruno Sousa, licenciado em Direito, é desde 2019 conselheiro técnico responsável pela área da energia na representação permanente de Portugal junto da União Europeia. Irá ocupar o cargo que até aqui era desempenhado, na DGEG, por Maria José Espírito Santo.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente agradeceu a João Bernardo e Maria José Espírito Santo “toda a dedicação e empenho no cumprimento das suas funções e na prossecução dos objetivos da política energética naciona”.

Jerónimo Cunha entrará em funções a 1 de setembro e Bruno Sousa a 1 de outubro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate