Energia

EDP e Engie fecham financiamento de 2,2 mil milhões de euros para parque eólico na Escócia

Ocean Winds já tem 1,5 gigawatts de parques eólicos no mar em operação.
Ocean Winds já tem 1,5 gigawatts de parques eólicos no mar em operação.
D.R.

A Ocean Winds, da EDP Renováveis e Engie, contratou um financiamento de 2 mil milhões de libras para pôr em marcha a construção do parque eólico Moray West, que instalará uma capacidade de 882 megawatts ao largo da Escócia

A Ocean Winds, empresa controlada pela EDP Renováveis e pela francesa Engie, fechou um financiamento de 2 mil milhões de libras, o equivalente a 2,2 mil milhões de euros, para o projeto eólico Moray West, que será instalado ao largo da Escócia, informou a EDP em comunicado esta sexta-feira.

Este financiamento permitirá ao consórcio avançar com os contratos junto da cadeia de abastecimento para iniciar a instalação das torres eólicas ainda no presente ano, prevendo-se que o parque, com 882 megawatts (MW), entre em operação em 2025.

No comunicado a EDP nota que Moray West é o primeiro parque eólico offshore do Reino Unido a assegurar contratos de longa duração com clientes empresariais para a comercialização da maioria da sua produção estimada.

“Estes contratos foram assinados com parceiros estratégicos, para mais de 50% da produção do projeto, o que permitiu o seu rápido desenvolvimento”, indica a EDP. Para um terço da restante produção, foi já assegurado um contrato por diferenças ("Contract for Difference" ou CfD) num leilão levado a cabo pelas autoridades do Reino Unido.

“Agora, o projeto pode avançar para as próximas fases de abastecimento da cadeia de fornecedores, de forma a preparar o arranque das instalações em alto mar no final de 2023. O projeto deverá estar totalmente operacional em 2025. Assim, Moray West deverá apoiar as metas de energia renovável do Reino Unido e da Escócia e fornecer eletricidade de baixo custo e sem emissões de carbono na sua produção ao equivalente a mais de 1 milhão de casas por ano”, aponta a EDP Renováveis.

No Reino Unido, a Ocean Winds tem uma carteira de mais de 6 gigawatts (GW) de parques eólicos offshore: além dos 882 MW atualmente em desenvolvimento para Moray West, a empresa conjunta da EDP e Engie já opera 950 MW no parque Moray East, também ao largo da Escócia. E o consórcio tem ainda em desenvolvimento o projeto Caledonia (2 GW) e o parque Arven (1,8 GW, em parceria com a Mainstream Renewable Power), entre outros.


Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas