Exclusivo

Energia

Governo prepara plano para garantir acesso de novos projetos industriais à rede elétrica

Governo prepara plano para garantir acesso de novos projetos industriais à rede elétrica
Foto: Getty Images

O Governo está a avaliar necessidades de energia de grandes projetos industriais para garantir que há rede para todos. Grupo de trabalho com essa missão arrancou esta semana, revelou a secretária de Estado da Energia e Clima

Governo prepara plano para garantir acesso de novos projetos industriais à rede elétrica

Miguel Prado

Editor de Economia

Embora tenha vários dossiês em mãos, a secretária de Estado da Energia e Clima aponta-o como “um tema absolutamente crítico”: acesso às redes. Por ser “um tópico que surge em toda e qualquer reunião”, Ana Fontoura Gouveia decidiu criar um grupo de trabalho no Ministério do Ambiente para planear o desenvolvimento futuro da rede elétrica consoante as necessidades de consumo de grandes empresas que pretendem investir em Portugal mas precisam de ter a certeza de que terão acesso fácil à energia.

O novo grupo de trabalho arrancou esta semana, juntando elementos da Direção-Geral de Energia e Geologia, da Agência Portuguesa do Ambiente, da REN — Redes Energéticas Nacionais, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e AICEP — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Ana Fontoura Gouveia avançou ao Expresso que o Governo já fez “uma listagem preliminar” a partir de contactos com a AICEP e vários promotores de projetos industriais, mas irá agora apurar detalhadamente as necessidades futuras de consumo de energia. Um primeiro balanço deverá estar pronto em maio.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate