Energia

Fusion Fuel ganha subsídio para projeto de hidrogénio verde em Espanha

Fusion Fuel ganha subsídio para projeto de hidrogénio verde em Espanha

A portuguesa Fusion Fuel assegurou em Espanha um apoio de 3,3 milhões de euros para uma unidade de produção de hidrogénio verde em Toledo, para abastecer clientes industriais

Fusion Fuel ganha subsídio para projeto de hidrogénio verde em Espanha

Miguel Prado

Editor de Economia

A portuguesa Fusion Fuel, empresa dedicada ao negócio do hidrogénio verde e cotada na plataforma bolsista norte-americana Nasdaq, assegurou um subsídio de 3,3 milhões de euros para desenvolver um projeto de hidrogénio verde em Espanha.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, 28 de fevereiro, a Fusion Fuel indica que o apoio irá financiar uma unidade com 2,4 megawatts (MW) de capacidade de eletrólise, que será construída em Toledo.

Esta unidade produzirá 110 toneladas de hidrogénio verde por ano, para fornecer a clientes industriais, que pretendem substituir parte do gás natural que consomem atualmente por uma fonte mais limpa.

O subsídio de 3,3 milhões de euros corresponde a 57% do investimento que a Fusion Fuel realizará nesta unidade de produção de hidrogénio verde, que recorrerá, para a eletrólise, à tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa.

Ao longo dos últimos anos a empresa tem trabalhado na solução Hevo Solar, que junta micro-eletrolisadores a painéis solares de concentração, visando obter um maior volume de energia face aos painéis fotovoltaicos convencionais.

A Fusion Fuel espera construir e colocar em operação a nova fábrica em Toledo durante o ano 2024.

A empresa, que apresentará os seus resultados anuais esta terça-feira, também foi um dos vencedores do aviso lançado pelo Fundo Ambiental, em Portugal, para subsidiar projetos de hidrogénio verde e gases renováveis com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência. Nesse aviso a Fusion Fuel assegurou um apoio de 10 milhões de euros para um investimento em Sines.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate