Exclusivo

Agricultura

Há um pequeno fruto vermelho a ganhar protagonismo nas exportações portuguesas

Há um pequeno fruto vermelho a ganhar protagonismo nas exportações portuguesas
Bloomberg Creative

Em 13 anos as exportações lusas de frutas, legumes e flores triplicaram. Este ano, o crescimento segue a dois dígitos. “É possível fazer mais e melhor, mas precisamos de água”, alerta Portugal Fresh

Há um pequeno fruto vermelho a ganhar protagonismo nas exportações portuguesas

Carlos Esteves

Jornalista infográfico

Na produção nacional de frutas, legumes e flores a framboesa tem vindo a ganhar protagonismo. Para a Portugal Fresh, o pequeno fruto vermelho evidencia o trajeto do sector nos últimos anos e todo o potencial que a fileira tem pela frente: “Desde 2010, as exportações de framboesas passaram de 16,5 milhões de euros para 206 milhões”, resume Gonçalo Santos Andrade, presidente desta Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal.

“Um dos segmentos em que as vendas ao exterior mais estão a crescer é o dos pequenos frutos vermelhos (29,6 milhões de euros em 2010 vs 294 milhões em 2023), com largo destaque para as framboesas, que acabaram por se tornar um dos motores da fileira”, destaca o dirigente associativo ao Expresso no momento em que a produção nacional de frutas, legumes e flores reforça a sua trajetória de crescimento, com saltos de 13,4% em valor nos primeiros seis meses do ano, para os 1,18 mil milhões de euros, e de 4,2% em volume, para os 763 milhões de quilos.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate