Bolsa e Mercados

Petróleo regressa ao nível pré-conflito entre Israel e Irão

Petróleo regressa ao nível pré-conflito entre Israel e Irão
Olga Rolenko

Depois da turbulência sentida nos mercados, os preços das matérias-primas como o petróleo estão novamente a navegar em águas mais calmas

O preço do petróleo, apesar das ligeiras subidas registadas entre ontem e hoje, está a negociar ao nível em que estava antes de Israel começar a atacar alvos nucleares no Irão, na madrugada do dia 13 de junho.

Como reação o preço do Brent, que serve de referência para Portugal, chegou a cotar acima dos 80 dólares por barril - a meio da sessão do dia 23 de junho - mas está agora novamente na casa dos 67 dólares.

Created with Datawrapper

Enquanto as notícias no mercado de ações e de energia acalmam, o câmbio segue hoje em destaque. O dólar norte-americano caiu esta quinta-feira para o nível mais baixo dos últimos três anos.

"Este índice, que mede o desempenho da moeda norte-americana face a um cabaz de seis principais divisas, acumula uma perda superior a 10% desde o início do ano — reflexo do enfraquecimento da principal moeda de reserva mundial face aos seus pares", escreve Ricardo Evangelista, presidente-executivo da corretora ActivTrades Europe.

A queda é suportada pelo testemunho de Jerome Powell no Congresso dos Estados Unidos, em que afastou a hipótese de um corte nas taxas já em julho.

Notícia atualizada às 21:26

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: galmeida@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate