Bolsa e Mercados

Juros da dívida portuguesa abaixo dos franceses pela primeira vez

Emmanuel Macron, Presidente de França
Emmanuel Macron, Presidente de França
Jonathan Rebboah/Panoramic via Reuters Connect

Os juros das obrigações portuguesas a 10 anos desceram esta sexta-feira para 3,14% no mercado secundário da dívida pública, enquanto o custo dos títulos franceses no mesmo prazo subiu para 3,17% em virtude do agravamento da crise política francesa

Pela primeira vez, o custo da dívida portuguesa de longo prazo desceu abaixo dos juros da dívida francesa. Esta sexta-feira, no mercado secundário, onde se transacionam as obrigações entre os investidores, os juros a 10 anos da dívida portuguesa desceram para 3,14%, enquanto os relativos às obrigações francesas subiram para 3,17%, segundo os dados do portal investing.com pelas 10 horas.

Os investidores estão a penalizar a dívida gaulesa em virtude do agravamento da crise política, após a vitória folgada do partido de extrema direita de Marine Le Pen nas eleições para o Parlamento Europeu ter obrigado o presidente Emmanuel Macron a convocar eleições legislativas antecipadas para 30 de junho (primeira volta) e 7 de julho (segunda volta).

As várias sondagens realizadas em França já após a decisão de Macron apontam para uma vitória destacada da União Nacional, de Le Pen, e para o risco de uma co-habitação entre o presidente e um governo de extrema-direita que empurre a França para uma crise orçamental e um contágio na zona euro.

As projeções do portal World Government Bonds apontam, esta sexta-feira, para um avanço dos juros da dívida francesa a 10 anos para 3,43% em dezembro, face a uma estabilização dos juros portugueses e espanhóis abaixo de 3,2%.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate