Bolsa e Mercados

Galp dispara 18% em bolsa após admitir potencial de projeto petrolífero na Namíbia

A Galp avaliará nas próximas semanas a viabilidade comercial da descoberta na Namíbia
A Galp avaliará nas próximas semanas a viabilidade comercial da descoberta na Namíbia
d.r.

Ações da Galp dispararam no arranque da sessão desta segunda-feira da bolsa portuguesa, impulsionando a capitalização bolsista da petrolífera em mais de 2 mil milhões de euros, depois do anúncio feito sobre o projeto da Galp na Namíbia

Galp dispara 18% em bolsa após admitir potencial de projeto petrolífero na Namíbia

Miguel Prado

Editor de Economia

As ações da Galp Energia abriram a sessão desta segunda-feira em forte alta, disparando mais de 18% face ao valor de fecho de sexta-feira, com os investidores a reagirem positivamente ao anúncio que a petrolífera fez no domingo sobre a conclusão da primeira etapa do projeto de exploração na Namíbia.

A Galp comunicou ao mercado que a análise dos dados das primeiras perfurações aponta para uma potencial “importante descoberta comercial”, ou seja, que o projeto da Namíbia poderá vir a ser viável para exploração comercial. A Galp admite que os reservatórios do campo Mopane possam albergar mais de 10 mil milhões de barris.

Pouco depois das 9h os títulos da Galp eram transacionados a 18,9 euros por ação, mais 18% do que no fecho de sexta-feira. Mas ao início da sessão as ações chegaram a ser negociadas a 19,34 euros.

Esta valorização dá à petrolífera uma capitalização bolsista superior a 13,5 mil milhões de euros, com um ganho de mais de 2 mil milhões de euros face à capitalização que a Galp tinha na sexta-feira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate