Bolsa e Mercados

BCP derrapa quase 7% após redução de participação da Fosun e arrasta PSI para o 'vermelho'

BCP derrapa quase 7% após redução de participação da Fosun e arrasta PSI para o 'vermelho'
GettyImages

O BCP derrapou 6,75% após a Fosun ter anunciado, na segunda-feira, uma operação acelerada de venda de 5,6% das suas ações do banco. O PSI encerrou no ‘vermelho’, à semelhança das grandes praças europeias

O PSI, índice de referência da bolsa portuguesa, encerrou a sessão desta terça-feira em baixa, com uma desvalorização de 1,06%, para 6268,8 pontos. O índice deslizou à boleia do BCP, que liderou as perdas com uma queda de 6,75%

Das 16 cotadas que compõem o índice de referência português, apenas sete terminaram a sessão no ‘vermelho’, mas ainda assim foi suficiente para puxar o índice para terreno negativo. Especialmente com a derrapagem do BCP (uma das cinco cotadas que mais influência têm na variação do índice), que caiu 6,75%, para 0,2681 euros por ação.

A descida acontece depois de na segunda-feira a Fosun, maior acionista do banco, ter surpreendido o mercado com o anúncio de uma operação acelerada de venda de 5,6% das suas ações do BCP. O grupo chinês detinha, em junho do ano passado, 29,95% do banco português. O BCP assegurou ao Expresso que a intenção da Fosun é manter uma posição superior a 20%.

Além do BCP, também o grupo EDP ficou no ‘vermelho’, com a EDP Renováveis a perder 0,73%, para 15,695 euros por ação, e a EDP a cair 0,87%, para 4,237 euros.

Ainda entre as ‘gigantes’ que terminaram o dia em terreno negativo, encontramos a Jerónimo Martins, que deslizou 0,19%, para 20,66 euros por ação.

Por outro lado, oito cotadas terminaram o dia em alta, entre elas a Galp, que avançou 0,29%, para 14,035 euros por ação. A Mota-Engil fechou inalterada.

A Europa encerrou no ‘vermelho’, sendo que o índice de referência europeu, Stoxx 600, perdeu cerca de 0,3%.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate