Bolsa e Mercados

Fundos ETF de Bitcoin dos EUA arrecadam quase mil milhões de dólares nos primeiros dois dias

Fundos ETF de Bitcoin dos EUA arrecadam quase mil milhões de dólares nos primeiros dois dias

Três novos fundos ETF tiveram entradas de 984 milhões de dólares nos dois primeiros dias de subscrição. Analistas não consideram que foi um sucesso, pois desde a aprovação o preço da Bitcoin até caiu

Um conjunto de novos fundos ETF indexados à Bitcoin arrecadou quase mil milhões de dólares nos dois primeiros dias de negociação, segundo escreve o “Financial Times”.

Em causa estão os novos fundos - aprovados recentemente pelo regulador dos mercados norte-americano (SEC) - da BlackRock, Franklin Templeton e Invesco. Estes três novos fundos tiveram entradas de 984 milhões de dólares (cerca de 903 milhões de euros ao câmbio atual), de acordo com dados da CoinShares, citados pelo jornal.

A BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, liderou com 508 milhões de dólares (466 milhões de euros) negociados.

Havia uma grande especulação à volta da aprovação da SEC - depois de cerca de uma década à espera - tendo o preço deste criptoativo subido mais de 70% desde outubro. Contudo, desde que estes fundos foram aprovados, o valor da Bitcoin caiu 6%.

Por isso mesmo, Ilan Solot, codiretor de ativos digitais da Marex Solutions, considera que este “lançamento não foi um sucesso”. Na sua ótica, a queda do valor da criptomoeda “mostra que até agora este tem sido um lançamento desanimador para produtos que eram tão esperados”.

Apesar da aprovação na semana passada, nem todas as corretoras se querem associar a este movimento. Uma das maiores gestoras de ativos do mundo, a Vanguard, recusa-se a oferecer fundos com base em Bitcoin pois “não se alinham com a sua oferta de uma carteira de investimentos bem equilibrada e de longo prazo”.

Na opinião de alguns analistas com quem o jornal britânico contactou, estes fundos ETF vão levar tempo a materializar-se, tempo esse que corresponderá ao tempo que os consultores levarão a sentir-se à vontade com estes ativos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate