Depois de três meses consecutivos no vermelho, os mercados de ações registaram à escala mundial um ganho de 9% em novembro, de acordo com a variação do índice MSCI global. É o melhor resultado do ano até agora, superando o bom arranque registado em janeiro, com um avanço de 7,1%.
O ‘sentimento’ em novembro mudou radicalmente nos mercados. Os investidores internacionais sentiram-se animados com as perspetivas de um alívio em 2024 na política monetária norte-americana e da zona euro, deixaram de penalizar as bolsas chinesas, que saíram do vermelho e registaram ganhos de 2,2% em novembro, e deixaram para trás o pânico de outubro nas bolsas do Médio Oriente depois do irromper da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Na zona euro, os mercados de ações registaram em novembro o segundo melhor resultado à escala mundial, com o índice ‘regional’ MSCI a subir 11%. Em Lisboa, o índice PSI registou ganhos de 3,4%, longe da euforia do índice Ibex 35 na vizinha bolsa de Madrid, que disparou quase 12%, liderando os ganhos na Europa.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: Cesteves@expresso.impresa.pt