Distribuição

Sabe o que é que os portugueses andam a comprar mais online?

Sabe o que é que os portugueses andam a comprar mais online?
Getty Images

Quota da tecnologia já está nos 50%, mas o retalho ainda não aproveita o potencial de conhecimento do cliente aberto pelas vendas digitais, diz um inquérito

Sabe o que é que os portugueses andam a comprar mais online?

Carlos Esteves

Jornalista infográfico

A tecnologia é a categoria de produto mais comprada online em Portugal, seguida dos artigos de moda e de beleza e cosmética. Já no topo da lista de bens mais procurados nas lojas físicas estão as bebidas e a alimentação, indica um levantamento omnicanal da consultora EY, divulgado esta quarta-feira.

Em percentagem, a procura online de artigos tecnológicos já representa 50% do total de vendas, enquanto a alimentação e bebidas continuam a ser vendidas maioritariamente em lojas físicas, com percentagens de 68% e 74%, revela o Omnichanel Maturity Index 2022, elaborado pela EY em parceria com a APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e a Universidade Católica.


A análise sobre a digitalização do sector do retalho, examina o desempenho de 39 retalhistas e marcas de produtos de consumo no mercado nacional e as tendências omnicanal, para concluir que o website é o canal de venda mais utilizado por quem vende (93%), seguido das lojas físicas (80%) e das redes sociais (54%).

Em média, cada retalhista utiliza dois a três canais de forma integrada e acreditam que o digital continua a ser um “motor importante de crescimento das marcas”, diz a EY. No entanto, apesar de o canais de venda permitirem aos retalhistas ter” acesso a informações detalhadas dos seus clientes, fundamentais para a construção da interação com os mesmos”, quem vende ainda “descura a importância da integração destes dados na definição da sua estratégia”, nota o trabalho.

Do lado do retalho, menos de ⅓ das empresas (29%) tem já registo de clientes unificado em tempo real entre canais e as lojas físicas são a plataforma onde o potencial deste registo é mais esquecido. Para quem explora esta janela, o “cartão de cliente” é uma tendência.

Ao nível da gestão de vendas, o Omnichannel Maturity Index 2022 mostra que 55% dos retalhistas e marcas de produtos de consumo disponibilizam uma forma de os clientes migrarem entre canais, mas apenas 41% das respostas a este inquérito confirma que o cliente pode obter condições de compra alinhadas entre os diferentes canais.

Se as possibilidades de conhecimento e interação com o cliente disparam com o digital e “os retalhistas têm aqui uma oportunidade crucial de fazer parte da vida dos consumidores como nunca aconteceu antes”, de acordo com Sérgio Ferreira, da EY Portugal, a maioria das campanhas de marketing online continuam baseadas em modelos preditivos e são disparadas automaticamente de acordo com os stocks disponíveis (70%).

“Paradoxalmente, menos de metade (do retalho) afirma que as campanhas são direcionadas para o cliente com base no comportamento exibido em cada canal”, destaca a EY.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate