Criptomoedas

Bitcoin supera os 69 mil dólares e estabelece novo recorde

Bitcoin supera os 69 mil dólares e estabelece novo recorde
Getty Images

A Bitcoin superou a marca dos 69 mil dólares esta terça-feira, batendo o recorde de novembro de 2021

A tendência era de forte crescimento, como já se notava há várias semanas, e muitos antecipavam que se batesse o recorde de novembro de 2021 em breve. E assim foi: a Bitcoin, o primeiro criptoativo, superou os 69 mil dólares (cerca de 64 mil euros ao câmbio atual) esta terça-feira.

Os fatores responsáveis por esta subida são, segundo os analistas, a aprovação de derivados financeiros (exchange-traded funds, ou ETF, em inglês) que seguem o preço do mercado à vista (spot) da Bitcoin, permitindo aos chamados investidores institucionais exposição indireta a este criptoativo, e a aproximação da data do halving da Bitcoin, isto é, o momento pré-programado em que as recompensas de mineração se reduzem para metade.

Os dados do mercado não negam a existência de um bull market a todo o vapor. Na semana passada, de acordo com a empresa de dados de criptoativos Kaiko, o volume diário transacionado em Bitcoin superou os 40 mil milhões de dólares, um montante que tinha sido alcançado pela última vez em maio de 2021, tendo a procura superado a oferta na maioria das plataformas.

Só a Binance registou, em termos líquidos, quase mil milhões de dólares em compras de Bitcoin nos dez dias anteriores a segunda-feira, o que sinaliza o renascer do interesse em criptoativos pelo chamado retalho, isto é, investidores individuais.

O montante que fluiu para os ETF que seguem o preço da Bitcoin, por sua vez, alcançou os 1,73 mil milhões de dólares (1,59 mil milhões de euros) na semana passada, 94% das entradas totais em produtos financeiros com base em criptoativos, segundo dados da Coinshares.

Na semana passada, o montante transacionado alcançou um total de 30 mil milhões de dólares (28 mil milhões de euros) em todos os investimentos com base em ativos digitais, um valor recorde.

Na semana passada, o volume transacionado nos ETF com base no preço da Bitcoin tinha chegado aos 7,6 mil milhões de dólares (7 mil milhões de euros), outro recorde, segundo o site especializado Blockworks.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate