Contas Públicas

PIB cresce 0,5% na zona euro e na UE em 2023, Portugal com terceiro maior crescimento trimestral nos 27

PIB cresce 0,5% na zona euro e na UE em 2023, Portugal com terceiro maior crescimento trimestral nos 27
SINA SCHULDT

A zona euro e a União Europeia encerraram 2023 com o mesmo ritmo de crescimento: 0,5%, anunciou o Eurostat. Especificamente no quarto trimestre, Portugal foi, entre os 27, o país com o terceiro maior crescimento económico

O Produto Interno Bruto (PIB) subiu 0,5% na zona euro e na União Europeia (UE) no conjunto de 2023, confirmou esta quarta-feira, 14 de fevereiro, o Eurostat, indicando que a economia portuguesa teve o terceiro melhor desempenho no último trimestre do ano.

Dados divulgados esta quarta-feira pelo gabinete estatístico comunitário revelam que, "de acordo com uma primeira estimativa do crescimento anual para 2023, baseada em dados trimestrais corrigidos de sazonalidade e de efeitos de calendário, o PIB aumentou 0,5% tanto na área do euro como na UE".

Apenas incidindo sobre os últimos três meses do ano, o Eurostat aponta que, neste período em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB corrigido de sazonalidade avançou 0,1% na zona euro e 0,3% na UE, após ter estabilizado em ambas as zonas no trimestre anterior.

Já na variação em cadeia, no quarto trimestre de 2023, o PIB corrigido de sazonalidade estabilizou na área da moeda única e aumentou 0,1% na UE, em comparação com o trimestre anterior.

Antes, no terceiro trimestre de 2023, o PIB registou uma descida de 0,1% em ambas as zonas nesta variação em cadeia.

Por países, no quarto trimestre, a economia portuguesa foi a que apresentou o terceiro maior avanço homólogo (de 2,2%), atrás da economia da Eslovénia (2,6%) e da do Chipre (2,3%). Em cadeia, Portugal e Chipre registaram a mesma melhoria (0,8%), ao passo que a Eslovénia cresceu 1,1% face ao terceiro trimestre de 2023, de acordo com o Eurostat.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate