Contas Públicas

Governo admite dívida pública abaixo do PIB já no próximo ano

Governo admite dívida pública abaixo do PIB já no próximo ano
Antonio Pedro Ferreira

O secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, avançou, em entrevista ao “Jornal de Negócios” e Antena 1, que em matéria de dívida pública “provavelmente ficaremos abaixo de 100% [do PIB] já no ano 2024”

A última projeção do Governo era que a dívida pública atingisse um valor inferior a 100% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, mas o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, admite agora que tal possa acontecer já em 2024.

"A projeção que temos no Programa de Estabilidade é de 103% [de rácio de dívida face ao PIB para o próximo ano], mas provavelmente ficaremos abaixo de 100% já no ano de 2024", declarou João Nuno Mendes em entrevista ao “Jornal de Negócios” e a Antena 1.

A trajetória de melhoria do rácio da dívida pública é um desempenho que, segundo o governante, põe o país "noutro campeonato", ao conseguir níveis abaixo de países como Espanha, França ou Bélgica.

"Neste momento, já temos uma taxa de juro melhor que a Espanha", referiu o secretário de Estado na mesma entrevista.

No ano passado a dívida pública portuguesa correspondeu a 113,9% do PIB e este ano o rácio deve recuar para 105%. O Programa de Estabilidade apontava para 103% em 2024 e para pouco mais de 99% em 2025.

O cenário para 2026 coloca o rácio da dívida em menos de 96%, sendo que nesse ano o país deve alcançar o equilíbrio orçamental (ou seja, as contas públicas deixam de gerar défice).

Na entrevista ao “Jornal de Negócios” e Antena 1 João Nuno Mendes não antecipou o prazo para alcançar o equilíbrio orçamental, mas indicou que Portugal para lá caminha. “Julgo que este ano temos condições para estar próximos do equilíbrio”, afirmou.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate