Construção

Morreu Pedro Teixeira Duarte, aos 105 anos, filho do fundador da construtora Teixeira Duarte

Morreu Pedro Teixeira Duarte, aos 105 anos, filho do fundador da construtora Teixeira Duarte
Teixeira Duarte/ D.R.

Pedro Teixeira Duarte morreu esta quarta-feira aos 105 anos de idade. Foi a “alma” da transformação da pequena empresa herdada do pai numa grande construtora internacional

Morreu na passada quarta-feira Pedro Pereira Coutinho Teixeira Duarte, aos 105 anos de idade, segundo um comunicado publicado esta sexta-feira no site da empresa. Formado em engenharia pelo Instituto Superior Técnico, com uma especialização em Geotecnia, entra em 1946 para a empresa fundada vinte e cinco anos antes por seu pai Ricardo Esquível Teixeira Duarte. Em 1921 a empresa denominava-se “Empresa de Sondagens e Fundações Teixeira Duarte, Lda”.

“Foi quem desenvolveu a Teixeira Duarte de uma pequena empresa de fundações, herdada do pai, num grande empreiteiro internacional”, sintetiza ao Expresso um engenheiro que conviveu com ele. A mesma fonte salienta que Pedro Teixeira Duarte “foi a alma da empresa e transmitiu a seu filho (Pedro Maria) todo o impulso e a vontade de fazer da Teixeira Duarte uma grande empresa de construção muito diversificada”.

Com a morte de seu pai, antigo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Pedro Teixeira Duarte assume a liderança executiva da empresa em 1959, função que manteria até 1987, data em que a Teixeira Duarte se transformou na Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A. . Segundo a nota biográfica publicada pela empresa Pedro Teixeira Duarte assumiu na altura a presidência do Conselho de Administração até 2008, retirando-se aos 90 anos deixando de desempenhar qualquer cargo ou função na empresa. Já esta quinta-feira a Ordem dos Engenheiros emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Pedro Teixeira Duarte, Membro Sénior, Especialista em Geotecnia, e membro fundador da Academia da Engenharia.

“Pedro Teixeira Duarte teve intervenção direta em centenas de projetos e obras, tendo dado contributo especialmente relevante para a Engenharia Portuguesa com a sua atuação em inúmeras obras geotécnicas com tecnologias originais ou pela primeira vez utilizadas em Portugal”, diz a Ordem dos Engenheiros.

Segundo a nota da empresa, Pedro Teixeira Duarte partiu com 105 anos de idade e mais de 105 descendentes. “Um homem de Família, um Senhor na e para a Empresa e todos os que nela trabalharam. Uma figura ímpar como pessoa, como engenheiro, como profissional, como líder e como empresário”. Nascido a 24 de agosto de 1918, na Lourinhã, Pedro Pereira Coutinho Teixeira Duarte foi o segundo de três irmãos filhos do Engenheiro Ricardo Esquível Teixeira Duarte, que fora o responsável pelo início da atividade da Teixeira Duarte em 1921.

A empresa é hoje liderada por Manuel Maria Teixeira Duarte, seu sobrinho, tem cerca de 9.500 trabalhadores, em 22 países, a operarem em setores diferentes que vão da engenharia, concessões e serviços, imobiliário, hotelaria, distribuição e automóvel.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hmartins@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate