Morreu na passada quarta-feira Pedro Pereira Coutinho Teixeira Duarte, aos 105 anos de idade, segundo um comunicado publicado esta sexta-feira no site da empresa. Formado em engenharia pelo Instituto Superior Técnico, com uma especialização em Geotecnia, entra em 1946 para a empresa fundada vinte e cinco anos antes por seu pai Ricardo Esquível Teixeira Duarte. Em 1921 a empresa denominava-se “Empresa de Sondagens e Fundações Teixeira Duarte, Lda”.
“Foi quem desenvolveu a Teixeira Duarte de uma pequena empresa de fundações, herdada do pai, num grande empreiteiro internacional”, sintetiza ao Expresso um engenheiro que conviveu com ele. A mesma fonte salienta que Pedro Teixeira Duarte “foi a alma da empresa e transmitiu a seu filho (Pedro Maria) todo o impulso e a vontade de fazer da Teixeira Duarte uma grande empresa de construção muito diversificada”.
Com a morte de seu pai, antigo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Pedro Teixeira Duarte assume a liderança executiva da empresa em 1959, função que manteria até 1987, data em que a Teixeira Duarte se transformou na Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A. . Segundo a nota biográfica publicada pela empresa Pedro Teixeira Duarte assumiu na altura a presidência do Conselho de Administração até 2008, retirando-se aos 90 anos deixando de desempenhar qualquer cargo ou função na empresa. Já esta quinta-feira a Ordem dos Engenheiros emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Pedro Teixeira Duarte, Membro Sénior, Especialista em Geotecnia, e membro fundador da Academia da Engenharia.
“Pedro Teixeira Duarte teve intervenção direta em centenas de projetos e obras, tendo dado contributo especialmente relevante para a Engenharia Portuguesa com a sua atuação em inúmeras obras geotécnicas com tecnologias originais ou pela primeira vez utilizadas em Portugal”, diz a Ordem dos Engenheiros.
Segundo a nota da empresa, Pedro Teixeira Duarte partiu com 105 anos de idade e mais de 105 descendentes. “Um homem de Família, um Senhor na e para a Empresa e todos os que nela trabalharam. Uma figura ímpar como pessoa, como engenheiro, como profissional, como líder e como empresário”. Nascido a 24 de agosto de 1918, na Lourinhã, Pedro Pereira Coutinho Teixeira Duarte foi o segundo de três irmãos filhos do Engenheiro Ricardo Esquível Teixeira Duarte, que fora o responsável pelo início da atividade da Teixeira Duarte em 1921.
A empresa é hoje liderada por Manuel Maria Teixeira Duarte, seu sobrinho, tem cerca de 9.500 trabalhadores, em 22 países, a operarem em setores diferentes que vão da engenharia, concessões e serviços, imobiliário, hotelaria, distribuição e automóvel.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hmartins@expresso.impresa.pt