Economia

Banco do BCP na Polónia fecha 2021 com prejuízo de 292 milhões de euros

Miguel Maya, presidente executivo do BCP. Foto: Ana Baião
Miguel Maya, presidente executivo do BCP. Foto: Ana Baião

Numa base recorrente, sem as provisões e outros fatores extraordinários, o Bank Millennium registou um lucro equivalente a 243 milhões de euros

O Bank Millennium, banco polaco detido em 50,1% pelo BCP, teve em 2021 um resultado líquido negativo de 1.331,9 milhões de zlótis, o equivalente a um prejuízo de 291,9 milhões de euros, informou o BCP em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“O resultado foi substancialmente influenciado por provisões relacionadas com riscos legais associados à carteira de créditos hipotecários concedidos em moeda estrangeira no montante total de 2.305,2 milhões de zlótis (505,3 milhões de euros), dos quais 2.086 milhões de zlótis (457,2 milhões de euros) atribuíveis à carteira de créditos hipotecários concedidos pelo banco e 219 milhões de zlótis (48,1 milhões de euros) relacionadas com a carteira do Euro Bank”, explica o BCP.

Segundo o mesmo comunicado, “o nível de provisões acumuladas representa assim 25,7% do valor da carteira de créditos hipotecários em moeda estrangeira”.

Mas excluindo as provisões relacionadas com a carteira de créditos hipotecários em francos suíços e outros fatores não recorrentes, o resultado líquido do banco do BCP na Polónia cifrou-se em 1.110 milhões de zlótis (243,3 milhões de euros) representando um crescimento em base comparável de 44,5%.

A nova produção de crédito hipotecário do Bank Millennium atingiu no ano passado 9,8 mil milhões de zlótis (2,1 mil milhões de euros), um aumento de 46% em termos homólogos, indicou ainda o BCP.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate