Exclusivo

Administração Pública

ADSE é sustentável nos próximos anos? Sim, mas FMI e OCDE têm visões muito diferentes sobre o prazo de validade

ADSE é sustentável nos próximos anos? Sim, mas FMI e OCDE têm visões muito diferentes sobre o prazo de validade

Cenário do FMI projeta equilíbrio das contas até 2031, enquanto cálculos seguindo a OCDE apontam para a sustentabilidade do subsistema de saúde dos trabalhadores do Estado até 2054

O estudo de sustentabilidade da ADSE conclui que o subsistema de saúde dos trabalhadores do Estados é sustentável num horizonte temporal confortável. Porém, os dois cenários de projeção indicam horizontes temporais bastante distintos: 2031, segundo uma análise com a metodologia do Fundo Monetário Internacional (FMI), e 2054, de acordo com as regras da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). São 23 anos de diferença.

Trata-se do ‘Estudo sobre a Sustentabilidade Financeira da ADSE’, com data de 20 de novembro de 2023, realizado pelo PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, que foi divulgado à comunicação social esta quarta-feira, dia 24, e entregue ao Conselho Geral e de Supervisão (CGS) do instituto público de gestão participada.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ASSantos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate